domingo, 15 de fevereiro de 2009

Game - Resident Evil 5 Demo (X360)

Comentários sobre a DEMO: Nas últimas semanas a versão DEMO de Resident Evil 5 tem sido um dos principais assuntos nos fóruns especializado em games. E após experimentar um dos jogos mais aguardados no ano, RE5 tem sido alvo de muita discórdia por parte dos jogadores, e a principal causa é a jogabilidade.

Muitos jogadores "torceram o nariz" pois acharam a jogabilidade horrível. Creio que uma parte desta opiniões contrárias se deve ao fato de jogadores que não tiveram a oportunidade de jogar a versão anterior (Resident Evil 4 - Multiplataforma) e a outra parte desta opiniões são de jogadores que chegaram a jogar a versão anterior e se sentiram frustrados por não terem visto qualquer tipo de melhoria significativa nesta nova versão.

Minha opinião é bem clara com relação a jogabilidade nesta nova versão: Deixou a desejar. E explico o motivo: Tive o prazer de jogar Resident Evil 4 diversas vezes até o final, inclusive no Game Cube (Em 2005, ano de lançamento do Jogo), no Playstation 2 e no Nintendo Wii. Foi um dos melhores jogos da geração passada. Com um enredo fantástico e gráficos maravilhosos, Resident Evil 4 foi premiado como melhor jogo do ano em muitas revistas de game. E merecido, pois é um grande jogo. PORÉM, 4 anos depois, tivemos diversos jogos "inspirados" na jogabilidade de Resident Evil 4 e que mostraram que é possível sim, que haja uma melhoria naquela jogabilidade "tanque de guerra", onde o personagem principal não consegue atirar e andar ao mesmo tempo. Quer um exemplo? DEAD SPACE.

Alguns "puristas" vão dizer que esta jogabilidade é proposital para fazer com que o jogo ganhe mais emoção, pois a quantidade de inimigos que partem para cima do personagem principal é muito grande, e com aquela jogabilidade fica impossível se sentir seguro a todo instante. OK, pode até ser, mas sinceramente, acredito que não. Tudo evolui, seja jogos ou qualquer tipo de tecnologia. Na minha opinião eles deveriam ter melhorado alguns pontos da jogabilidade, pois tenho certeza que muitos jogadores, inclusive os "puristas", iriam gostar e eles não perderiam a chance de cativar novos jogadores para a franquia.

Apesar deste ponto tão controverso, o restante do jogo está fenomenal. Creio que a história será o ponto forte deste jogo. Além dela, os gráficos estão fantástico, inclusive sendo um dos melhores já vistos nesta geração.

Resident Evil 5 entrará para a minha seleta lista de games, pois sou fã da série e não nego, mas que ficou um sentimento de frustração por causa da jogabilidade "ultrapassada", isso ficou!

Nota para a DEMO: 6,5

2 comentários:

Anônimo disse...

O pior fanboy é o fanboy cego que não aceita limitações de seu ídolo.

Amo Halo! a trilogia, o enredo, tudo! Mas admito que os gráficos do H3 poderiam ser muito melhor! Como também sou apaixonado pela Ensemble, aguardo ansioso (e muito) por Halo Wars. Nem por isso devo deixar de admitir que o zoom poderia ser melhor.

Muito bom ver um fã de Resident apontando as falhas do jogo e nem por isso desmerecendo todo o jogo/série. Gostei muito do seu ponto de vista crítico, e, a partir de hoje, acompanharei seu blog com frequência.

Parabéns!
Forte abraço

Quinante disse...

Muito bem Maciotas. Não cheguei a jogar o RE4, mas tive muita dificuldade de entender o porquê de o jogo parecer tão travado na demo. A sensação que tive foi de que precisava detonar o controle para ver se a reação do personagem seria mais intensa.

Esse game eu pegarei somente usado... quem sabe uns jogadores como eu caiam no hype e depois desanimem :)

Abraço.