segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Séries - Dexter (1ª Temporada)


Neste feriado prolongado aluguei a primeira temporada de Dexter por indicação de amigos e depois de assistir os 6 primeiros episódios, resolvi fazer uma breve análise da série. Na verdade não é uma análise, mas apenas um POST criado com o pretexto de indicá-la para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecê-la.

Dexter mantém uma linha narrativa interessante e complexa ao mesmo tempo, contando aos poucos o passado e mostrando um lado diferente da personalidade de Dexter a cada episódio. Aliás, o principal atrativo da série é Dexter, um cara extremamente enigmático e interessante, capaz de fazer com que o público se identifique com ele e muitas vezes aprove seus métodos nada convencionais de fazer justiça. (Rs).

A cada novo episódio que assisto, vejo uma melhora significativa da série. Estou gostando muito e indico-a a todos, principalmente para aqueles que apreciam não só um bom personagem (Alguém falou em House?), mas uma série que procura manter o público interessado nela a cada novo episódio, seguindo uma linha narrativa complexa, interessante e com personagens carismáticos e interessantes.

Para finalizar o POST, abaixo está uma sinopse completa da série.

Como um homem cujo trabalho é ajudar a solucionar os piores crimes de Miami durante o dia comete os mesmos atos brutais durante à noite? O que acontece numa cidade onde serial killers são perseguidos por um deles? Onde começa e termina a linha que separa um serial killer de um herói incomum?

"DEXTER" é uma história cheia de reviravoltas sobre um especialista em medicina forense da polícia que passa parte de seu tempo perseguindo assassinos que ultrapassaram os limites da justiça. Mas será esse um caminho possível para um serial killer?

Interpretado por Michael C. Hall ("Six Feet Under"), Dexter é um personagem complexo cujo código moral e ações talvez sejam chocantes para alguns — e totalmente injustificáveis para outros. Na superfície, Dexter é um homem bom e charmoso. Durante o dia, ele é um especialista em sangue que trabalha ao lado da equipe da divisão de homicídios do departamento de polícia de Miami e vai além do seu trabalho para solucionar os assassinatos. Seu trabalho na verdade serve para ocultar sua verdadeira ocupação, a de serial killer, que consiste em matar aqueles que conseguiram escapar da polícia.

Logo se descobre as origens do seu comportamento: após ficar órfão aos 4 anos e guardar um traumático segredo, Dexter é adotado por Harry Morgan (James Remar, "North Shore", "Sexthe City"), um policial que reconhece as tendências homicidas dele e guia seu filho para mudar sua terrível paixão em dissecar humanos para algo mais construtivo.

Como todos os serial killers, o lado obscuro de Dexter é escondido das pessoas com quem ele passa mais tempo, principalmente daqueles que ele ama. Sua irmã Debra (Jennifer Carpenter, "O Exorcismo de Emily Rose"), que não desconfia de nada, é uma policial determinada, que sempre pede conselhos pessoais e profissionais para ele — desde sobre novos namorados até sobre uma série de mortes de prostitutas. A paixão por sua adorável namorada Rita (Julie Benz, "Buffy, a Caça Vampiros", "Angel"), uma mãe solteira, faz com que ele enfrente a normalidade da vida diária.

Durante o horário comercial, o Dexter "normal" se empenha enquanto trabalha ao lado do durão sargento Doakes (Erik King, "Oz"), que não faz questão de esconder seu desprezo por ele, da tenente Maria LaGuerta (Lauren Velez, "New York Undercover"), a chefe da divisão de homicídios da polícia, e do detetive Angel Batista (David Zayas, "Oz"), que ele praticamente considera o seu parceiro e que tem um faro especial pelos detalhes dos crimes.

6 comentários:

Kallrish disse...

Eu recomendo a série também. Acabei de ver a primeira temporada e com certeza, manteve o mesmo ritmo interessante do início ao fim.

Estou curioso para começar a ver a segunda temporada e conferir se não vão estragar nada (já que na maioria das séries, quanto mais temporadas, pior fica hehehe).

Por curiosidade, li outro dia que a série Dexter é baseada em 4 livros que contam essa história.
Me parece que só a teceira temporada que não segue a risca a história do terceiro livro se não me engano.

Abraço meu caro!

maciotas (Sam) disse...

Fala Kall,

Primeiramente obrigado pelo comentário. Fico feliz de vê-lo por aqui.

E realmente a série é ótima. Tenho amigos que disseram que as duas primeiras temporadas são ótimas e que a terceira perde um pouco o ritmo. Estou curioso também. Vamos ver no que vai dar.

Abração.

Jack disse...

Sam,

Dexter é FANTASTICO!!
Vc vai ver, a segunda e a terceira temporadas sao ainda melhores que a primeira....

[]s

Jack

maciotas (Sam) disse...

Pois é Jack,

Ontem parei no nono episódio da primeira temporada. Cara, a cada novo episódio fico mais vidrado na série! Muito boa mesmo! Dexter é um personagem fantástico! E a trama é muito bem construída e amarrada, fazendo com que você não queira parar de assistir. Minha esposa já viu a primeira temporada inteira, não aguentou esperar. Como o peão aqui precisa trabalhar, só consigo ver a noite, aí não dá pra ver tudo de uma vez. Mas hoje a noite termino a primeira temporada! :-)

Abraços.

Giovanini (Anhonhomax) disse...

Dexter é muito bom! o que eu acho incrivel é como o personagem evolui a cada temporada!!

Anônimo disse...

Eu acho essa série tão retardada...