quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Games - Forza Motorsport 3



Neste final de semana meu Forza Motorsport 3 chegou e como não poderia ser diferente, aqui estou fazendo uma breve análise deste grande lançamento do Xbox 360.

Eu estava bem ansioso para jogá-lo, pois o Forza 2 era até então o meu jogo de corrida favorito nesta geração. Mesmo com aquele modo carreira entediante e aqueles problemas de LAG freqüentes no modo ONLINE, eu adorava o jogo, pois ele era o único que me passava a sensação realista de estar dirigindo um carro de verdade.

Mas que fique bem claro uma coisa, não sou um EXPERT em carros. Sei o básico de mecânica e ajustes, mas não tenho muita paciência para ficar ajustando os carros e aprimorando-os em busca de um melhor desempenho. Digamos que estou no meio-termo, ou seja, não sou aquele tipo de jogador ARCADE, mas também não sou um HARDCORE.

E para a minha felicidade, a terceira edição desta franquia focou justamente em fisgar todos os tipos de jogadores, desde os que não se importam em ajustes e querem jogar apenas por diversão, quanto aqueles que se preocupam em ter em mãos um jogo que lhe proporcione o máximo de realidade nas pistas.

Este, em minha opinião, é o maior trunfo desta edição. Mais pra frente abordarei com mais detalhes o que estou querendo dizer.

O jogo começa justamente pedindo para você dizer que tipo de jogador você é, mais casual ou Hardcore. Depois de dizer o seu nível, ele já te coloca numa corrida para analisar o seu estilo de pilotagem. Após o término da prova, ele irá propor o nível de dificuldade e assistências que melhor encaixa ao seu nível. Você opta por aceitar ou modificar a proposta do jogo. Fica ao seu critério!

Após ajustar o meu nível de dificuldade e assistências, comecei o modo carreira e logo de cara fui surpreendido por algo que eu estava pedindo aos céus desde que encostei meu Forza 2: “Por favor DEUS, faça com que a TURN 10 elabore um modo carreira mais interessante que prenda minha atenção no terceiro jogo”.

Parece que ELE ouviu as minhas preces! O modo carreira está bem mais divertido e dinâmico que a versão anterior. Você é colocado para disputar eventos num calendário gigante, podendo escolher qual você quer disputar, inclusive sendo obrigado a escolher disputar um evento no lugar do outro, pois é impossível fazer duas corridas no mesmo dia, certo?

A progressão segue na mesma linha do jogo anterior, você vence as corridas e vai recebendo premiações em dinheiro ou na forma de carros! Porém as similaridades ficam por aí!

Outro ponto que me chamou a atenção foi a opção de “QUICK UPGRADE”, ou seja, se você não tem muita paciência para ficar escolhendo peça por peça para melhorar o desempenho do carro, ele abre esta opção sugerindo um UPGRADE padrão para que você melhore o seu carro e já parta para o principal, corrida! Muito bacana! Este é um dos principais pontos que mostra muito bem a intenção da produtora em resgatar os jogadores mais casuais.

Além dos UPGRADES que são detalhadíssimos, você pode alterar todas as principais configurações do seu carro, desde o TORQUE do motor até a calibragem dos pneus. Um prato cheio para os fãs mais fervorosos!

Assim como na edição anterior, você pode fazer diversas pinturas no seu carro e leiloá-los no mercado interno do jogo ou no site oficial do jogo. O diferencial está na interface muito mais amigável e simples de utilizar!

A TURN 10 reforçou ainda mais o senso de comunidade entre os amantes de FORZA e implantou grandes melhorias no site oficial do jogo com opções detalhadas, desde a visualização de fotos e vídeos, até a visualização dos tempos de cada jogador! Muito bem feito! Um cuidado extremo que merece nosso aplauso!

Já o Multiplayer, quase não joguei! Mas posso dizer que pelo menos não encontrei aqueles LAGs horríveis que tinha na versão anterior! Mas prometo fazer uma atualização na análise para detalhar um pouco mais este modo! Assim que meus amigos estiverem com seus jogos, certamente partida online é o que não vai faltar!

Para encerrar, vou falar rapidamente sobre os quesitos técnicos:

Gráficos: Infelizmente este é um dos pontos mais polêmicos do jogo. Culpa da própria produtora que mostrou fotos extremamente detalhadas dizendo que eram “IN GAME”, porém quando testamos a DEMO, vimos que não era nada daquilo que eles estavam mostrando. Mas você deve estar se perguntando: “POXA, mas os gráficos são ruins?” De maneira nenhuma. Estão muito bem feitos! O jogo roda em 60 FPS como nenhum outro jogo de corrida. Os cenários estão detalhados, a modelagem dos carros está bem feita, etc. O único problema é que o HYPE foi muito grande, e alguns jogadores se decepcionaram com o resultado final.

Mas o que realmente me incomodou foi a visão interna dos carros, muito pobre! O painel dos carros estão muito feio, não mostrando um cuidado muito grande aos detalhes! Neste quesito, Need for Speed: SHIFT dá uma aula em Forza. Mas só neste quesito! RS.

Jogabilidade: A cereja do bolo! Prepare-se para experimentar o que há de melhor em jogos de corrida! Cada carro tem sua particularidade e a simulação está ainda melhor nesta terceira edição. Fora que eles incluíram um modo para você voltar no tempo caso você erre! Isso facilitou muito as coisas (Até demais em minha opinião), mas usa quem quer! Eu mesmo evito usar, prefiro dar um RESTART na corrida para me obrigar a ter mais cuidado no momento da pilotagem. Mesmo assim a ferramenta é muito útil, principalmente naquelas corridas longas onde um errinho pode fazer com que você perca horas de corrida (E acredite, isso é chato demais).

Som: O som continua excelente retratando o ronco dos motores, efeitos sonoros da pista, etc. Aqui não tem muito que falar, o som não é dos mais espetaculares a ponto de chamar muito a minha atenção (Como foi em NFS: SHIFT), mas também não é razoável. Ele é ótimo e ponto final!

Forza Motorsport 3 é disparado o melhor jogo de corrida desta geração! O jogo está muito bem feito! É uma verdadeira enciclopédia virtual para os amantes de automobilismo. Um jogo que inspira paixão e cuidado. Se você ainda não comprou, corra e providencie uma cópia (Original hein safado!) o mais rápido possível, pois este jogo merece! Jogaço extremamente recomendado!

Nota: 9,5

2 comentários:

Alberto Barros disse...

Recebi ontem o meu jogo da Saraiva, nas 2 horas que joguei a cada minuto ficava maravilhado com o jogo.

A cada coisa que procurava em Forza3 o que tinha no 2 vi que estava lá só que muito mais caprichado, polido..

Isso sim é um jogo que merece ser chamado de terceira geração de Forza2.

Eles melhoraram em tudo, tá perfeito mesmo, todos os detalhes foram melhorados e adicionaram muita coisa de peso voltada pra comunidade, era td que um fã de Forza queria ver nesta terceira edição.

Quanto a parte gráfica.. já sou vacinado contra Hype e atendeu as expectativas pra mim, nota 10. Além de td estar muito bonito e caprichado roda liso liso.

Eu estou jogando NSF Shift a 1 mês e o cockipt de Forza3 pra mim "acomodou melhor" que no shift. Seilá, aquele volante de vovô pra mim dá preferência a parte externa e não aos itens internos do painel carro. Afinal quando estou dirigindo de verdade meu carro mau vejo o capo ou as minhas mãos sob o volante.

Quanto a beleza interna do painel não vi que esta pobre em relação ao resto, mas por hora só andei c/ o Fiesta novo.

maciotas (Sam) disse...

Fala Alberto,

Resumindo nossas análises: O jogo está foda! :-)

Ontem joguei o Multiplayer dele até 01AM com alguns amigos da LIVE e foi sensacional! Sem LAG, rodando liso, liso, liso!

Abraço.