terça-feira, 24 de novembro de 2009

Filmes que não envelhecem - O Poderoso Chefão (Trilogia)


Se você gosta de assistir bons filmes, certamente você já visitou a sessão de “clássicos” na sua locadora, certo?

Eu mesmo já loquei diversos filmes desta sessão, pois há alguns filmes que mesmo sendo antigos, jamais envelhecem. E pensando nestes filmes, decidi iniciar uma nova série de tópicos falando um pouco de alguns clássicos imperdíveis do cinema.

Para inaugurar esta série de tópicos, nada melhor do que iniciar com a melhor trilogia que o cinema já produziu: O poderoso chefão (The Godfather).

A trilogia se iniciou em 1972. Dirigida pelo mestre Francis Ford Coppola e baseado no romance de Mario Puzzo, rapidamente o filme ganhou status de “clássico” faturando diversos prêmios ao redor do mundo, inclusive o Oscar de melhor filme em 1973. Com o sucesso estrondoso do primeiro filme, não demorou para que Coppola filmasse o segundo filme. O Poderoso Chefão – Parte 2 foi filmado em 1974, fazendo um grande sucesso também, inclusive ganhando o Oscar daquele ano novamente. Já o terceiro filme, demorou para ser lançado, A data de estréia foi somente 16 anos após a segunda parte, em 1990. Infelizmente a terceira parte da trilogia não conseguiu o mesmo sucesso dos dois primeiros filmes, inclusive sendo considerado por muitos como o mais fraco da trilogia. Mas não se engane pensando que a terceira parte da trilogia é fraca, muito pelo contrário, é um filme espetacular, muito acima da média.

Lembro-me do dia em que resolvi assistir a trilogia completa pela primeira vez. Sempre fui fanático por cinema e desde que iniciei este hobby, procurei priorizar filmes clássicos na qual não tive a oportunidade de ver na época em que foram lançados. Certamente um dos primeiros foi a trilogia e a sensação de ter assistido a três dos melhores filmes que eu já vi, foi algo realmente inesquecível.

Tecnicamente os filmes são perfeitos. A interpretação dos atores, direção de Coppola, fotografia, história, cenários, trilha sonora, etc. O conjunto da obra é algo sublime e é mais impressionante ainda constatar que a trilogia foi iniciada na década de 70. Mesmo passados 37 anos desde o seu lançamento, o filme continua sendo um primor tecnicamente falando.

Não vou me atentar a uma crítica mais completa da obra, pois o principal objetivo em criar estes tópicos (Filmes que não envelhecem) é indicar clássicos do cinema para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir tais obras-primas da sétima arte.

Portanto fica a dica: Se você ainda não assistiu a trilogia, não perca tempo e corra atrás do tempo perdido e assista aos três filmes na seqüência. Se você já viu, assista novamente! Clássicos como esses, merecem ser vistos mais de uma vez!

3 comentários:

Unknown disse...

Excepcional! É, com certeza, a melhor trilogia da história do cinema e, na minha opinião, os melhores filmes que já vi. Tanto que antes mesmo do PS3 chegar eu já havia comprado o box da trilogia em Blu-Ray. =D

Só sou revoltado por muitos falarem mal do terceiro filme. Realmente, dentro da trilogia, os dois primeiros são melhores. Porém, como vc bem disse Sam, ele é um filme muuuuuito acima da média, mas muito mesmo, então nunca poderá ser tratado como ruim.

maciotas (Sam) disse...

Maravilha Gustavo,

Realmente a trilogia do Poderoso Chefão é algo fantástico! E sobre o terceiro filme, creio que o motivo das críticas foi causado pela expectativa encima dele, pois o terceiro episódio foi filmado 26 anos depois do segundo filme e o anúncio na época foi um tremendo de um alarde. Infelizmente o maior erro de Coppola foi escalar a filha dele para ser uma das principais protagonistas do filme, e naquela época, ela não tinha experiência para segurar um papel tão importante. Resultado: Foi alvo de críticas ferrenhas chegando a ser indicada ao "Framboesa de ouro" naquele ano. Foram alguns deslizes somado a expectativa altíssima que fizeram com que o terceiro filme fosse criticado injustamente.

Mas como eu disse e repito: É um filmaço acima da média. Principalmente se considerarmos os últimos filmes que estamos vendo no cimena. Época negra onde Lua Nova está batendo recordes de bilheterias. Onde chegamos hein? Rs

Abraço e obrigado pelo comentário!

Jack disse...

Sem comentários para O Poderoso Chefão..... só uma coisa a se dizer, quem não assistiu precisa fazer isso logo.