segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Filme - Inimigos Públicos


Sinopse: Durante a Depressão, o governo americano tenta deter os criminosos John Dillinger (Johnny Depp), Baby Face Nelson (Stephen Graham) e Pretty Boy Floyd (Channing Tatum), transformando o FBI na primeira agência federal de polícia do país.

Crítica: Inimigos Públicos é um filme feito para dar certo. Isso porque ele reúne dois dos melhores atores da atualidade (Johnny Depp e Christian Bale) e um dos melhores diretores de filmes de ação que eu conheço (Michael Mann), que acertadamente, resolveu trabalhar novamente com o excelente Dante Spinotti (Diretor de Fotografia) depois de 14 anos após terem filmado o clássico “Fogo contra Fogo”. Não tinha como dar errado!

E o que vemos na tela é exatamente isso. Inimigos Públicos possui uma história simples (O Famoso polícia pega ladrão), mas a complexidade de seus personagens e a beleza do filme em si, fazem com que ele seja diferenciado comparado aos atuais filmes de ação. Inimigos Públicos lembra muito os bons e velhos filmes policiais da década de 80, porém com muito mais estilo!

Johnny Depp vive o papel de John Dillinger, um exímio fora da lei responsável pelos maiores assaltos a banco daquela época. Dillinger acabou se transformando em um anti-herói e colecionando muitos admiradores, mesmo sendo um fora da lei. Muitos viam nele uma forma de protesto pela incompetência da polícia, pois não eram raras as vezes que Dillinger e sua gangue escapavam de uma penitenciaria e voltavam a praticar seus assaltos levando os chefes de polícia à loucura.

E é aí que entra o agente Melvin Purvis (Christian Bale), convocado pelos chefes de polícia local para prender a gangue de Dillinger e acabar de vez com a “farra” dos criminosos. Aliás, repare na ótima estratégia que a policia adotou ao dar esta árdua tarefa para o agente vivido por Christian Bale. Purvis era um agente tão famoso quanto o fora da lei Dillinger, pois pouco tempo antes de iniciar esta nova função, o agente Purvis tinha capturado o temido bandido “Joe Bonitão” à moda antiga: Com um tremendo tiro no meio das costas, fazendo fama em todo território nacional.

A partir daí presenciamos a luta desenfreada de Purvis na captura da gangue de Dillinger, sofrendo pressão do alto escalão da polícia por resultados rápidos, enquanto Dillinger continuava cometendo seus assaltos aumentando ainda mais a sua fama e confiança, pois ele mesmo dizia que era mais esperto que a polícia e jamais seria capturado!

Inimigos Públicos é um filme policial que procura focar mais na complexidade dos personagens do que na ação propriamente dita. Se analisarmos os trabalhos de Michael Mann, poderíamos chegar à conclusão de que Inimigos Públicos é uma mescla de “Colateral” com “Fogo contra Fogo”. Colateral no sentido de concentrar seus esforços na relação de dois excelentes personagens com ideais totalmente diferentes, mas semelhantes em muitas coisas, e Fogo contra fogo, nas ótimas cenas de ação de tiroteios e perseguições!

Alguns amigos que assistiram o filme disseram que se decepcionaram com o final do filme! Certamente não vou falar absolutamente nada para não estragar a surpresa, mas achei que o final foi o mais correto possível, fazendo com que o filme terminasse da mesma maneira que começou, retratando a realidade e a simplicidade da história!

Concluindo, se você gostou dos últimos trabalhos de Michael Mann, certamente irá gostar de Inimigos Públicos. Um filme impecável, com ótimos personagens e com uma história simples e interessante ao mesmo tempo. Recomendo!

Nota: 9

3 comentários:

GUGACORREA disse...

Fala Sam,

Já estou entrando no site do cinema para ver os horários, gostei muito da review, e do trailer.
Puts, o cinema de Blumenau não vai passar. Sim, Blumenau só tem um cinema. =/

Agora é esperar o lançamento em DVD.

Parabéns pela crítica Sam, ficou excelente, muito bem escrita.

Abraço

Fulvio Ferreira disse...

Fala, meu brother...

Fiquei curioso para ver este filme depois que vi o seu post.... Vou ver se a dona Marcia (fazinha) topa ir no Cinema comigo, senão vou ter que esperar essa parada sair em DVD.

maciotas (Sam) disse...

Meus amigos Guga e Fulvio,

Este filme está disponível em DVD. Faz tempo que ele estreiou no cinema! RS.

Passem em alguma locadora que provavelmente vocês encontrarão para locar.

Abraços.