quinta-feira, 26 de maio de 2011

Games - L.A. Noire [Primeiras impressões]


Sempre fui um grande fã da Rockstar e todo jogo que a empresa lança, procuro comprar no lançamento tendo a certeza de que estarei fazendo um excelente negócio, afinal Rockstar hoje em dia é sinônimo de qualidade no mundo dos games. Com L.A. Noire não foi diferente, e mesmo sabendo que o jogo foi produzido pela Team Bondi e que a RockStar estaria apenas como coadjuvante nesse jogo (Ou não?), já tratei de jogá-lo poucos dias após seu lançamento. Após algumas horas de jogatina, mesmo sem finalizá-lo, resolvi fazer este POST com as primeiras impressões do jogo.

Quem procurou ler sobre L.A. Noire antes de adquiri-lo deve saber que este jogo não é um SandBox como GTA e RDR. Além disso, o foco principal do jogo está nos diálogos e desenrolar da história, deixando a ação um pouco de lado. Tais pontos fizeram com que os “desavisados” se decepcionassem muito com ele, pois compraram pensando estar adquirindo um SandBox e se depararam com um jogo linear que se preocupa em colocar a ação de lado na maior parte do tempo.

Mas esta falta de liberdade atrapalha o jogo? Eu acredito que não, porém o que achei ridículo foi a RockStar fazer um estardalhaço enorme antes do lançamento do jogo se vangloriando de ter criado o maior mapa da história dos vídeo-games, porém subutilizá-lo num jogo linear que não pede para tal mapa ser explorado em sua totalidade. Essa foi uma das maiores mancadas que a empresa fez com este jogo na minha opinião!

Bom, “mas e a parte técnica?”, você deve estar se perguntando. Vou dividir os principais pontos como é de costume nas análises de jogos:

Gráficos

Gostei muito dos gráficos de L.A. Noire, principalmente na perfeita utilização do Motion Scan, que faz com que as expressões faciais dos personagens sejam extremamente reais. Outro ponto que vale destacar é a excelente ambientação da cidade de Los Angeles nos anos 40. O trabalho da Team Bondi nesse ponto foi espetacular e cada detalhe da cidade foi feito com o máximo de cuidado. Porém nem tudo são flores na parte gráfica do game, a versão do Xbox 360 sofre com sérios problemas de queda de frame e alguns popups freqüentes. Espero que a empresa lance um patch corrigindo isso futuramente.

Som

O som de L.A. Noire é algo espetacular. A trilha sonora é recheada de jazz e blues daquela época, fazendo com que a imersão seja maior enquanto se está jogando. E o que dizer do trabalho de dublagem implantado no game? Está excelente, afinal não adiantaria nada implantar uma tecnologia fantástica como o Motion Scan, se as falas dos personagens não condissessem com a fisionomia e sincronia labial dos mesmos, não é mesmo?

Jogablidade

Aqui o ponto fraco do jogo na minha opinião. Começando pelo controle do carro que é extremamente sensível e não muda em nada de um veículo para o outro. Qualquer toque no controle fará com que seu carro vire bruscamente, fazendo com que você mais pareça um bêbado dirigindo do que um policial treinado na condução de sua viatura. Outro ponto que detestei foi a movimentação do personagem. Muitos disseram que o personagem correndo parece o ciborgue do Exterminador do Futuro 2 (Rss). Tirando estes pequenos deslizes, o restante está bom, principalmente a troca de tiros muito similar a GTA IV (Pena serem relativamente escassas durante a jogatina).

Enredo

Como eu disse no início deste POST, não cheguei a finalizar o jogo, portanto não posso analisar este ponto como ele merece. Mas a primeira impressão que eu tive foi excelente, mesclando flashbacks para contar detalhes da história do personagem principal revelando aos poucos sua personalidade no decorrer da trama. Um grande amigo meu que chegou a finalizar o jogo, elogiou muito este quesito, dizendo inclusive que há uma reviravolta espetacular no meio do jogo, portanto creio que neste ponto estamos muito bem servidos em L.A. Noire.

Multiplayer

Não há multiplayer em L.A. Noire. Muitos disseram que não faz falta, eu já discordo, principalmente depois de jogar incessantemente os modos online de GTA IV e RDR. Creio que fiquei mal acostumado, portanto não há como não se decepcionar com a falta desta modalidade neste jogo.

Conclusão

Pra finalizar este POST com minhas considerações sobre L.A. Noire, gostaria de ressaltar um ponto muito importante que pode servir de alerta e evitar uma dor de cabeça desnecessária:

Se você não tem total fluência em Inglês e depende da leitura de legendas para entender 100% dos diálogos (Por causa das gírias e sotaques dos personagens), você correrá sérios riscos em “dar umas cabeçadas” na hora dos interrogatórios. Em L.A. Noire, você como policial precisa interrogar os suspeitos/envolvidos para colher provas e encontrar a solução dos casos, e por mais que você queira, é impossível ler as legendas e prestar atenção no rosto dos personagens ao mesmo tempo. E prestar atenção na fisionomia dos interrogados é crucial para descobrir se eles estão falando a verdade ou se estão mentindo pra você. Me peguei errando diversas conclusões por causa disso, o que é uma pena! Isso que tenho fluência no idioma e falo inglês praticamente todos os dias no meu trabalho devido a minha função dentro da empresa. Como eu disse, por melhor que você seja, é impossível entender 100% das falas, pois há muitas gírias e sotaques arrastados na fala dos personagens!

Outro ponto que vale ressaltar é que L.A. Noire não possui muitas cenas de ação e as missões secundárias não são muito variadas, ficando repetitivas com o tempo.

L.A. Noire é um excelente jogo, mesmo com alguns defeitos na sua mecânica, o enredo e mecânica de investigação vale o investimento pra quem gosta do estilo. Se você gosta de jogos onde é necessário raciocinar bastante, deixando a ação um pouco de lado, recomendo que você adquira este jogo o mais rápido possível. Agora se você é como eu, que gosta mais de “ver o circo pegar fogo” (Privilegia a ação), passe longe de L.A. Noire, pois este jogo te dará sono muitas vezes.

Nenhum comentário: