quarta-feira, 4 de maio de 2011

Filme - Crítica: Incontrolável [DVD]


Sinopse: Uma composição carregada de produtos altamente tóxicos está desgovernada e o perigo é iminente. Um condutor (Chris Pine) e um maquinista experiente (Denzel Washington) precisam evitar que uma pequena cidade em seu caminho seja destruída. A única saída é botar em prática uma operação muito arriscada, mas o tempo corre contra eles. (RC)

Crítica: Não é segredo pra ninguém que sou fã incondicional de Denzel Washington. Ele, Russel Crowe, Johnny Depp, Christian Bale, George Clooney, Brad Pitt, De Niro e Edward Norton são os melhores atores na atualidade em Hollywood (Apesar dos dois últimos estarem se vendendo por dinheiro descaradamente, mas tudo bem). Porém, mesmo gostando do trabalho do ator, confesso que não me empolguei tanto quando "Incontrolável" estreiou nos cinemas aqui de Sampa. O principal motivo foi o diretor do filme, Tonny Scott, pois a parceria do diretor com Denzel estava em decadência por causa de filmes medianos (Pra não dizer, ruins) como "Deja Vu" e "O sequestro do metro 1 2 3". Até "Incontrolável", o único filme bom que o diretor fez com Denzel Washington no elenco foi o excelente "Chamas da Vingança", e para a nossa felicidade, eles voltaram a velha forma e fizeram deste trabalho recente um dos melhores filmes desta parceria (Se não for o melhor).

O filme relata uma história real de um acidente ferroviário que aconteceu na Pensilvânia. Após um erro humano, um trem carregado de produtos inflamáveis sai descontrolado pelas ferrovias do estado sem um maquinista operando-o, totalmente sem controle. Taxado de bomba sobre trilhos, o trem vai ganhando velocidade e passando por cima de qualquer coisa que atravessar o seu caminho. É aí que entra o personagem de Denzel Washington e Chirs Pine. Denzel é um funcionário antigo da empresa ferroviária e Pine é um novato que está iniciando sua carreira no ramo para mudar de ares (Como ele mesmo diz). Após uma série de tentativas frustradas para parar o trem, os dois personagens resolvem aplicar um plano suicida e é justamente a partir daí que o filme toma proporções de suspense, fazendo com que você não sai da cadeira até ver o final da história.

O filme é muito bem feito, adicionando cenas de noticiários como se estivéssemos em casa acompanhando o andar daquilo que poderia ser uma tragédia catastrófica. Tal edição além de trazer um ar "documental" (realismo) ao filme, tal decisão se mostra ainda mais acertada quando pensamos que tal coisa aconteceu de fato. Se você ainda não assistiu este filme, recomendo que você o faça o mais breve possível.

Nota: 9

Nenhum comentário: