quarta-feira, 6 de julho de 2011

Filme - Crítica: Transformers 3 - O Lado Oculto da Lua [Cinema]



Sinopse: Os Autobots, liderados por Optimus Prime (Peter Cullen), participam de missões secretas ao lado dos humanos, onde tentam exterminar os Decepticons existentes no planeta. Um dia Optimus descobre que os humanos lhe esconderam algo ocorrido no lado oculto da Lua. Trata-se da queda de uma espaçonave vinda de Cyberton, comandada por Sentinel Prime (Leonard Nimoy), que desencadeou a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética na década de 60. Os Autobots resolvem ir à Lua para resgatar o antigo líder, além das cápsulas que ainda estão no local. Paralelamente, Sam Witwicky (Shia LaBeouf) vive com sua nova namorada, Carly (Rosie Huntington-Whiteley), e está à procura de emprego. Ele sente-se diminuído, já que salvou o planeta duas vezes e ganhou uma medalha do presidente Barack Obama, mas nada disto parece ajudá-lo a se estabelecer no mercado de trabalho. Para piorar, Carly ganha bem e é assediada pelo chefe, o bilionário Dylan Gould (Patrick Dempsey). Pouco depois de enfim conseguir emprego, Sam recebe uma mensagem de Jerry (Ken Jeong), que trabalha no mesmo lugar. Jerry trabalhou na NASA durante a corrida espacial e agora é chantageado pelos Decepticons, que o matam. O fato faz com que Sam procure mais uma vez os Autobots, mas apesar de seus feitos do passado ele encontra resistência da nova comandante, Marissa Faireborn (Frances McDormand).

Crítica: Ontem saí do trabalho afim de pegar um cineminha e mesmo já sabendo das críticas negativas que o terceiro filme da série Transformers havia recebido nos principais sites de cinema, resolvi arriscar em prol da tecnologia aplicada no filme, já que pelo menos tecnicamente ele não decepcionava. Resolvi assistir a versão 3D legendada e após quase 3 horas de projeção saí do cinema nada satisfeito com o que eu vi e abaixo explico o motivo.

Começando pela história "maluca" na qual Michael Bay relaciona fatos históricos reais com ficção. O filme começa mostrando a queda do planeta Cybertron após a guerra civil entre os Autobots e Deceptions. Numa atitude desesperada, o líder dos Autobots escapa do planeta com uma tecnologia capaz de salvar a raça dos robôs gigantes porém a nave acaba sendo atingida por naves inimigas e caindo na lua. Aí é que entra a relação com a história real onde os americanos chegam a lua e lá acabam encontrando a nave e o tal artefato responsável pela salvação da raça dos robôs alienígenas. Ignorando todos os fatos acontecidos nos filmes anteriores, somos levados para os dias atuais onde os Autobots estão infiltrados no exército americano ajudando-os a apaziguar conflitos internos trazendo segurança para a humanidade. Já Sam, herói nacional que salvou o mundo duas vezes (Como ele mesmo gosta de lembrar) está desempregado e pra variar, com uma puta namorada maravilhosa (Não é a Megan Fox dessa vez, mas a loirinha que a substitui não faz feio, pelo menos no quesito beleza). A partir daí vemos a história tomar rumos previsíveis e estender mais do que deveria, fazendo com que as 2 horas e 40 minutos de filme se tornem uma eternidade.

Tecnicamente Transformers 3 está excelente, isso é inquestionável. As cenas de ação continuam perfeitas, com muita destruição e um show de efeitos especiais. A versão 3D também está muito competente e depois de AVATAR, foi o filme que mais me agradou neste quesito. Pra fechar o som está fantástico também, tanto as vozes dos robôs quando os efeitos especiais de explosão, etc. Transformers 3 é um filme que deve ser visto no cinema pela questão técnica, porém somente por isso, já que o restante é desprezível.

Além da história ridícula, as atuações e piadas dos personagens beiram a mediocridade. Se nos filmes anteriores os personagens secundários já eram ruins, neste terceiro filme eles se superaram, principalmente a tal chefe da inteligência da CIA (Ou algo assim). É um momento "vergonha-alheia" atrás do outro. Um show de horrores! (rs)

Portanto amigos se vocês estão pensando em ver o filme no cinema, vá preparado para ver um filme de ação impecável, porém com história e interpretações que beiram o ridículo. Se você não liga pra isso, vá em frente, agora se você tem um olho mais crítico nesse ponto, recomendo que você escolha outro filme para não perder quase 3 horas do seu precioso tempo.

Nota: 6

Um comentário:

Nilo Dantas disse...

Mais um filme que vou esperar pra ver em 720p em casa msm. x)