quarta-feira, 4 de maio de 2011

Filme - Crítica: O Garoto de Liverpool [DVD]


Sinopse: John Lennon (Aaron Johnson) é um jovem que não aceita bem as regras impostas na escola e dentro de casa. Abandonado pela mãe quando tinha cinco anos, ele vive com seus tios George (David Threfall) e Mimi (Kristin Scott Thomas). Quando George morre, Lennon é obrigado a viver com Mimi, extremamente austera e sisuda. No funeral do tio ele vê sua mãe (Anne-Marie Duff), que se mantém afastada. Seu primo consegue o endereço dela, o que faz com que Lennon resolva visitá-la. O reencontro com o filho é a realização de um sonho para Julia, que passa cada vez mais seu tempo com ele. Animada e um tanto quanto inconsequente, ela apresenta ao filho o rock'n'roll. Logo, desperta nele a vontade de montar uma banda de rock.

Crítica: Antes de iniciar esta crítica, preciso confessar uma coisa a vocês, caros amigos leitores: “Não sou fã dos Beatles, aliás, nunca gostei da banda”. (Podem lançar as pedras. Eu agüento). Mesmo não sendo um fã da banda, não há como não reconhecer a importância da mesma para o gênero de música que eu mais gosto, o Rock’n Roll. Mas deixando preferências musicais de lado, o motivo de eu ter citando a banda inglesa é que este filme retrata justamente a época de adolescência do líder da banda, Lennon, onde nessa mesma época ele conheceu outros dois integrantes do Beatles (George Harrison e Paul MacCartney) e começaram a formar suas primeiras bandas em busca do sucesso.

Mas engana-se quem acha que o foco central da história está no relacionamento de Lennon com os colegas de banda, ou a criação de músicas que os tornaram famosos. Em “O Garoto de Liverpool” a diretora preferiu retratar a história de Lennon numa abordagem mais pessoal, mostrando o relacionamento dele com a tia Mimi (Que o criou) e sua mãe Julia (Que o abandonou aos 5 anos de idade).

Às vezes você que é fã da banda já conhece esta fase de Lennon, mas no meu caso (Que não conhecia), o filme se tornou uma grata surpresa pela história em si. Além disso, adoro filmes que retratam os anos 60. A única coisa que não me agradou muito foi a aparência dos atores, pois em nada lembram os membros do Beatles, principalmente o ator que interpreta Lennon (O cara é mais parecido com o Elvis). De qualquer forma, “O Garoto de Liverpool” é um excelente filme, principalmente para aqueles que gostam da banda mais famosa do planeta. Recomendo!

Nota: 9

2 comentários:

Thiago Simões disse...

Poxa, nem sabia da existência deste filme. Vou arranjar um tempo para vê-lo.

Vlw, Samuel.

Alberto Barros disse...

Maciotas, eu to na mesma com vc, não sou fã de Beatles, porém gosto bastante de filmes como esse, mostrando as pessoas como elas são e pelas dificuldades.

Vlw, abraço!