terça-feira, 18 de maio de 2010

Games - Mario & Zelda: Acima de qualquer fanatismo

 

Vocês devem estar pensando: Ué, o Sam ficou maluco? Falando da Nintendo aqui no BLOG?

E eu respondo: Não amigos, eu não estou maluco. Apesar de estar totalmente focado no Xbox 360 por ele ser meu único console atualmente, tenho uma grande admiração pela BIG-N, isso por causa de duas séries magníficas: Mario e Zelda.

Há poucos dias atrás tive uma conversa com um amigo sobre nostalgia no mundo dos games. Obviamente falamos a respeito de alguns jogos conhecidos e que marcaram época, mas uma coisa foi unânime no nosso bate-papo, de todos os jogos lançados até hoje, estas duas séries se destacam em termos de carisma e paixão.

Olhando para os últimos anos, vimos diversas séries magníficas sendo lançados a cada ano. Só para citar algumas: God of War, Resident Evil, Gears of War, Halo, Call of Duty, GTA, Forza Motorsport, Gran Turismo e por aí vai.

Todas elas possuem algo em comum: Vendem somente pela força do nome e possuem fãs fervorosos em todo o planeta.
Mas destas séries que citei acima, nenhuma é capaz de superar o carisma e a nostalgia de séries como Mario e Zelda. Mario e Zelda estão acima de qualquer série que conheço. Só elas possuem a força de fazer com que uma pessoa que não tem qualquer afinidade com jogos saiba que estes nomes estão relacionados diretamente a vídeo-game. Tocou a musica tema do Mario, logo pensamos: “Opa, esta é a inconfundível música do Mario”.

Quer um exemplo?

90% dos programas de televisão colocam a música tema do Mario quando querem abordar algo relacionado a videogames. Estou errado?

Independentemente se o jogador é fã da empresa X ou Y, certamente ele já jogou um destes jogos pelo menos uma vez na vida. São séries que ultrapassam a barreira do ISMO (Fanatismo por determinado console/empresa) e conseguem a proeza de serem respeitadas por qualquer jogador que se preze.
Lembro da primeira vez que joguei Mario Bros no NES. Era um jogo super simples, mas que foi capaz de me fazer passar horas em frente ao vídeo-game encantado com a genialidade e diversão proporcionada por aquele jogo. E como não se lembrar da primeira vez que joguei Zelda: Ocarina of Time (N64). Apesar de ter jogado Zelda: A Link to the Past no SNES, Ocarina foi o jogo que me cativou realmente. Lembro que fui ao centro da cidade comprar o cartucho com um amigo meu do prédio e quando chegamos, passamos semanas inteiras jogando. Aquele jogo foi inesquecível e marcou de certa forma a minha juventude, tanto é que, acreditem ou não, já zerei Ocarina of the Time 3 vezes (2 no N64 e 1 no Game Cube). Hoje posso dizer que já joguei TODOS os jogos da série Zelda e 90% dos jogos do Mario. E querem saber? Eu quero é mais! (Rss)

Que este POST seja uma homenagem e uma demonstração clara da minha paixão por estas duas séries. Passa ano e vai ano, mas Mario e Zelda continuam insuperáveis. E que venham mais jogos e que estas séries continuem vivas por muitos e muitos anos!

Nenhum comentário: