quinta-feira, 20 de maio de 2010

Games - 2010 Fifa World Cup South Africa (Análise)


Ontem finalmente chegou meu 2010 FIFA World Cup South Africa. Assim que cheguei em casa, já liguei o Xbox 360 e comecei a jogar. A prioridade inicial foi iniciar a trajetória do Brasil rumo à copa do mundo jogando as eliminatórias (Você também pode optar por jogar somente a COPA do mundo).

Logo de cara já notei uma grande melhoria nos menus. Agora está muito mais simples e intuitivo acompanhar a classificação do campeonato e as novidades relatadas no jornal fictício dentro do jogo. Além disso, o menu é uma verdadeira enciclopédia virtual, relatando dados estatísticos dos países participantes da copa e de cada seleção representante.

Caso você opte por disputar as eliminatórias, saiba que não só os jogos eliminatórios você terá que jogar, mas partidas amistosas também. Além disso, cada resultado influencia diretamente no ranking mundial de clubes. Eu comecei jogando com o Brasil na segunda colocação do ranking mundial, após terminar a primeira fase das eliminatórias em primeiro lugar e invicto, subi para primeiro no ranking mundial.

Agora vamos ao jogo em si. Nesta versão pude notar uma melhoria pequena nos gráficos. O campo está com uma aparência mais real e a fisionomia dos jogadores está muito melhor, aliás, este é o principal avanço da série. Fiquei surpreso com a aparência dos técnicos, o Dunga, por exemplo, está igualzinho, ou seja, feio igual o cão (Rss). Além dos técnicos, a câmera sempre procura focalizar a torcida após um lance de perigo ou durante o intervalo entre uma paralisação. Outra coisa me chamou a atenção foi que o jogo mostra os resultados parciais das outras partidas que estão ocorrendo ao mesmo tempo, fazendo com que a emoção aumente caso você esteja disputando ponto a ponto para se classificar contra alguma seleção nas últimas rodadas do campeonato.

Falando um pouco do som, no geral, gostei do resultado, porém cabe algumas observações. A trilha sonora original da copa está presente e particularmente gostei bastante, tem tudo a ver com a África! Porém o único ponto negativo que eu encontrei foi o barulho da torcida, pelo menos nos jogos eliminatórios. O grito da torcida é o mesmo, seja em qualquer parte da América. E pior, são gritos em espanhol, ou seja, se você jogar com o Brasil em casa, você ouvirá a torcida do Brasil cantando/gritando em espanhol. Eles poderiam ter prestado um pouco mais de atenção neste quesito, pois no FIFA 10, por exemplo, até os hinos dos clubes brasileiros estavam presentes.

Agora se tem uma coisa que fiquei maravilhado nesta edição foi a jogabilidade. Talvez aqueles que jogaram pouco o FIFA 10 não notarão tanta diferença assim, mas eu que jogava praticamente todo dia desde que o jogo foi lançado, logo de cara notei grandes melhorias que me fizeram ficar com um sorriso de orelha a orelha. A principal mudança foi no contato físico entre os jogadores. Agora um combate corpo a corpo está muito mais real, por exemplo, se você utiliza um atacante mais forte para passar no meio da zaga, ao contrário das versões anteriores na qual o desarme era certo, nesta edição nota-se que a disputa está muito mais próxima da realidade, fazendo com que seu jogador não pare caso sofra um primeiro desarme, tendo a oportunidade de roubar a bola novamente dando continuidade à jogada. Outro ponto que gostei bastante foi o comportamento dos goleiros, agora eles não saem em toda bola, fazendo com que seja muito mais difícil fazer gols de cobertura. E o que falar da AI do adversário? (Rss) Está simplesmente espetacular. Como já tenho certa experiência em FIFA, já comecei a jogar no nível mais difícil (Legendary), galera, que coisa maravilhosa disputar uma partida de eliminatórias fora de casa contra uma equipe como Uruguai ou Argentina. Você literalmente sente a pressão e nota-se que a postura do adversário é totalmente diferente quando se joga em casa ou fora. Dentro de casa as equipes são muito mais ofensivas, partindo com tudo pra cima, porém deixando espaços lá atrás para você encaixar um contra-ataque, portanto não basta você saber jogar, você precisa literalmente agir como técnico e bolar uma estratégia para parar o adversário e suportar a pressão. Por diversas vezes me peguei ganhando de 1 a 0 “suado” fora de casa, e ao terminar a partida, a sensação de alívio foi similar a uma disputa real. E jogar com a Bolívia em La Paz? (Rss) Por causa da altitude, você sente que seus jogadores cansam muito mais rápido e a física da bola muda completamente, fazendo com que os chutes de fora da área sejam muito mais perigosos.

Além de toda a melhoria em si nos quesitos técnicos, esta versão conta com excelentes modalidades de jogo, são elas:

Kickoff: Partidas amistosas, podendo jogar com seus amigos OFFLINE ou uma partidinha rápida contra o computador.

2010 FIFA World Cup: Disputa de Copa do mundo OFFLINE, podendo jogar com sua seleção favorita desde as eliminatórias ou diretamente na Copa do Mundo.

Captain your Country: Crie seu jogador e lute para se tornar capitão da sua seleção e levá-la a conquista do mundial. Igual ao BE A PRO do FIFA 10, porém focado na temática do mundial.

Story of Qualifying: Diversos cenários criados para que você jogue e reverta os resultados obtidos na vida real (Exemplo: Disputa entre França e Irlanda onde a França venceu com o gol de mão do Henry. Jogue com a Irlanda e tente reverter o resultado). Muito interessante, porém tem alguns cenários complicadíssimos de completar. Obs.: A EA prometeu disponibilizar novos cenários para Download focado nos resultados da Copa do Mundo.

Online FIFA World Cup: Aqui você pode disputar a copa do mundo ONLINE com diversos jogadores ao redor do mundo. Cada vitória, conta para o ranking mundial do país que você escolheu disputar. Hoje são os mexicanos que estão em primeiro lugar, seguidos da Inglaterra, Itália e Brasil. Ao término da copa do mundo, a disputa irá encerrar e a EA irá divulgar o país campeão mundial “virtual”. Sacada de mestre da EA.

Xbox Live: Sistema de disputa habitual de partidas ONLINE, podendo ser Ranked Match ou Player Match.

Training Ground: Como o próprio nome já diz, aqui você pode treinar todos os principais fundamentos do jogo.

Penalty Shootout: Disputa de pênaltis. Vale ressaltar que houve uma mudança nas penalidades, o que na minha opinião, deixou o fundamento bem mais complicado de ser executado e convertido. Até agora não consegui fazer um gol, mas confesso que não treinei também. (Rss)

Concluindo, 2010 FIFA World Cup 2010 South Africa é um jogo espetacular. Ao contrário do que muita gente pensava, este jogo está longe de ser um caça níquel da EA, e na minha opinião, é a melhor versão da série até aqui, OU SEJA, como FIFA atualmente é rei no quesito futebol, este jogo é a melhor opção atualmente para se adquirir. Recomendo de olhos fechados!

Nota: 9,5

Um comentário:

Jack disse...

Fala Sam!
Tb peguei minha cópia desse jogaço! E concordo com tudo o que vc falou, MENOS dos penaltis! Achei que ficaram MUITO melhores, mas de fato precisa treinar!

Vamos marcar de jogar uma partidinha!

[]s

Jack