sexta-feira, 9 de abril de 2010

Games - 2010 Fifa World Cup (DEMO)

Ontem foi disponibilizada a versão DEMO de FIFA World Cup 2010 na Xbox Live. Como um bom viciado em futebol e principalmente na série da EA, fui logo baixando quando cheguei em casa para conferir esta nova edição.

Logo no início tive uma grata surpresa, os menus estão totalmente reformulados e há novas opções de jogo, seja OFFLINE quanto ONLINE. Na versão de demonstração, obviamente somente o modo KICKOFF está aberto, mas há uma descrição dos novos modos de jogo e pelo que eu pude entender, serão bem divertidos. O destaque fica por conta da Copa do Mundo ONLINE, onde você escolherá uma seleção e participará de uma Copa do mundo com jogadores do mundo todo. Deve ser extremamente divertido e emocionante.

Outra coisa que chamou minha atenção foi a quantidade de informações sobre cada seleção, incluindo dados geográficos, população, etc. No momento de escolher a seleção que você irá jogar, há informações no rodapé falando tudo a respeito do país, inclusive com notícias ONLINE caso você esteja conectado à Xbox Live.

Não vasculhei muito as opções de formação, criação de táticas, etc, mas pelo que pude perceber, o visual está mais limpo nos menus. Não sei se na versão final terá, mas percebi que o modo ARENA durante o carregamento da partida foi excluído, no lugar dele foi adicionado uma apresentação do mascote da Copa informando dados estatístico da seleção que você escolheu. Eu achei bem interessante, apesar de que o modo Arena era bem bacana também.

Agora vamos ao que interessa: A partida em si. Primeiramente nota-se novas animações, seja ela mostrando os estádios oficiais da copa, torcida, jogadores e principalmente, o técnico (novidade nesta edição). No quesito gráfico, percebi uma melhoria com relação a versão anterior (FIFA 2010), porém não muito grande, apenas melhorias pequenas na iluminação, detalhes nos estádios e principalmente, fisionomia dos jogadores e técnicos. Alguns estão bem reais!

Já a jogabilidade, notei que a velocidade diminuiu um pouco, não está como FIFA 2009, porém não está tão rápido quanto o FIFA 2010. No meu ponto de vista, está balanceado e no ponto certo. A movimentação dos jogadores continua excelente, com destaque para a disputa de jogadas corpo-a-corpo, que está melhor na minha opinião. Nota-se que os atacantes não são desarmados com tanta facilidade como na versão anterior.

Mas o jogo também não é só elogios, notei duas coisas que me incomodaram um pouco. A primeira delas é o goleiro. Não sei se é mal de DEMO, mas assim como na versão demonstração de FIFA 2010, em FIFA WC 2010 o goleiro parece que tem mão de pau, rebate todas as bolas. Creio que isso será melhorado na edição final assim como aconteceu como FIFA 2010. Outro pequeno ponto que gostaria de ressaltar é a comemoração, que está um pouco prejudicada. Não sei qual a intenção dos caras, mas assim que o jogador faz o gol, a câmera faz umas pirotécnicas meio malucas para focalizar o jogador de diversos ângulos, cortando bruscamente a câmera do jogo. Isso acaba quebrando um pouco a dinâmica, deveria ser direto assim como FIFA 2010.

Mas como vocês puderam ver, os probleminhas encontrados foram pouquíssimos e bem simples, algo muito comum de acontecer em versões não acabadas, portanto creio que a versão final estará perfeita.

Para finalizar, gostei bastante do jogo e penso seriamente em adquiri-lo, mesmo sabendo que no final do ano teremos mais uma versão do jogo, FIFA 2011. Vamos ver como o jogo se sai nas análises e como será estes modos ONLINE misteriosos. Se for bacana realmente, acho que vou comprar. Aliás, acho não, eu tenho a nítida impressão de que vou acabar comprando esta versão, tudo para experimentar a sensação única que somente uma copa do mundo é capaz de transmitir. E fica melhor ainda jogar durante a realização de uma copa rolando na vida real. Já pensou que legal você disputar os jogos virtualmente durante a realização dos jogos na vida real? Deve ser muito legal!

Entrou para a minha lista de compras. Só espero que consiga achá-lo por um preço bacana.

2 comentários:

Jack disse...

Sam,

Eu gosto muito de futebol, mas eu sou MALUCO por Copa do Mundo! Pra vc ter uma ideia, eu vou pegar ferias na época da Copa (coisa que ja fiz em 2006) apenas para poder ver os jogos!

Dito isso, testei a demo ontem e tb me empolguei. Dane-se que terá um FIFA 11 no final do ano, eu acho que só o fato de ser o jogo da Copa me fará compra-lo.

Você sabe se haverá narraçao em português?

[]s

Jack

maciotas (Sam) disse...

Pois é Jack,

Tb estou pouco me importando de lançarem FIFA 11 no final do ano, aliás, creio que sou capaz de deixar de comprar o FIFA 11 por causa do World Cup 2010.

Assim como você, sou vidrado em Copa do Mundo.

Esse é compra certa! O único problema é ter que esperar até o dia 27/04 (Quando será lançado) + o tempo de entrega para poder começar a jogá-lo! (Rss)

E sobre a narração em português, dificilmente vai ter viu! No FIFA 10 não incluíram.

Abraço.