sexta-feira, 23 de abril de 2010

Games - Battlefield: Bad Company 2 (Análise)

Olá pessoal,

Primeiramente desculpem pela escassez de tópicos novos aqui no BLOG. A desculpa é: Não tem! (Rss). Não postei por preguiça mesmo!

Mas sem enrolação, vamos ao que interessa: A análise de Battlefield: Bad Company 2 (Xbox 360).

O meu primeiro contato com o jogo foi através da versão BETA disponibilizada na LIVE há algumas semanas atrás. Naquela época, eu estava jogando Modern Warfare 2 praticamente todos os dias, e por causa disso, acabei tendo muitas dificuldades para me acostumar com a jogabilidade diferenciada da série da EA.

Na versão BETA, só estava disponível a opção Multiplayer no modo RUSH (Se não me engano) e um mapa somente. Num primeiro momento não gostei do jogo, achei a proposta do Multiplayer bem interessante, afinal poder pilotar diversos tipos de veículos e destruir qualquer coisa no cenário era algo que me atraia muito antes de jogar o BETA, porém acabei não gostando pelo fato dos tiros não transmitirem o impacto que eu estava acostumado a ter no Multiplayer do Modern Warfare 2. Eu descarregava um pente de bala no inimigo e não matava o desgraçado. Isso me irritou bastante e por causa disso jurei pra mim mesmo que não iria comprar o jogo.

Aí você pergunta: “Então o que diabos fez você mudar de idéia SAM?”. Pois é meus amigos leitores, aqui estou eu R$ 85,00 mais pobre (Precinho bom hein?) justamente por causa dos meus amigos da LIVE que não paravam de elogiar o jogo e me incentivar a comprá-lo.

Acabei cedendo a pressão e comprei o jogo disposto a dar uma nova chance a ele. E querem saber? Foi a melhor coisa que eu fiz. Obrigado seus “malas” que ficaram me enchendo o saco! Agora eu sei que vocês estavam mais do que certos.

Não vou me estender muito na análise para que o POST não fique muito grande e cansativo para ler. Vou apenas resumir o que achei de cada quesito técnico:

Enredo: O enredo deste segundo jogo está muito mais “adulto” do que o primeiro. Uma coisa que me irritava no primeiro jogo era o humor exagerado, fazendo com que aquelas cenas de destruição e morte mais parecessem uma farra num parque de diversões do que uma guerra de verdade. Poxa, gente morrendo pra tudo quanto é lado e os caras fazendo aquelas piadas ridículas? Ninguém merece! Em BC2 as piadas continuam, porém com uma freqüência muito menor, fazendo com que o enredo fique bem balanceado entre o drama da guerra ao companheiro/amizade do pelotão. Não chega a ser tão dramático quanto o enredo de MW, mas está bacana.

Gráficos: Os gráficos estão de babar em algumas partes, porém em outras nota-se uma falta de cuidado com as texturas e polimentos dos cenários. No geral estão magníficos, principalmente os mapas/telas nas florestas.

Som: De babar. Ligar este jogo num HOME THEATER é obrigação para qualquer amante de jogo de ação! Disparado o melhor som em jogo de guerra que eu já presenciei. Todos os efeitos sonoros são audíveis durante a batalha. Gritos, tiros, explosões, barulho dos veículos, aviões passando, etc, uma “zona” total, fazendo com que você se sinta dentro daquele cenário de caos.

Campanha: Ainda não cheguei ao final da campanha, pois como vocês devem imaginar, estou jogando muito mais o modo Multiplayer (99% dos meus amigos estão na mesma situação). Mas pelo pouco que eu joguei deu para notar uma melhoria bacana no desenrolar da história. Há armas escondidas para você coletar e alguns satélites para você destruir.

Multiplayer: Aqui está a cereja do bolo. Depois de ter estranhado bastante o Multiplayer na versão BETA, assim que o jogo chegou passei 2-3 horas jogando sem parar. No começo foi difícil, porém com o tempo fui vendo que tudo não passava de “falta de costume” da minha parte. Eu tive que exorcizar o Multiplayer do MW2 antes de começar a jogar BC2, só assim para conseguir enxergar o verdadeiro potencial do jogo. No começo é notório que você não irá matar ninguém, afinal você começa com armas fracas e sem qualquer tipo de equipamento especial. Porém conforme você vai jogando, você vai ganhando pontos de experiência e através deles, ganhando novas armas e habilidades, fazendo com que a partida fique cada vez mais prazerosa. As partidas sempre são caóticas no bom sentido, é tiro pra tudo quanto é lado, explosões, destruições, etc. Ao contrário dos outros jogos, não adianta se esconder dentro de uma casa pensando que está ileso, certamente você poderá ser surpreendido por um bombardeio de mísseis ou até mesmo tiros de tanques pra cima de você. Neste jogo, a morte sempre estará ao seu lado, cabe a você e ao seu esquadrão agirem com estratégia e inteligência para conseguirem sobreviver e executar os objetivos com eficiência.

Conclusão: Battlefield: Bad Company 2 é um dos melhores jogos de guerra que já joguei. Não vou entrar na polêmica de dizer que ele é melhor ou pior que seu principal concorrente (MW2), na minha opinião ambos possuem acertos e defeitos. O que eu posso dizer é que o Multiplayer de BC2 é extremamente completo, estratégico e divertido de se jogar. Se você tem amigos para jogar, fica melhor ainda, pois certamente vocês terão que trabalhar juntos como um verdadeiro esquadrão no meio de uma guerra. Jogo recomendadíssimo por mim!

Nota: 9,5

Nenhum comentário: