sexta-feira, 26 de março de 2010

O fim do bom e velho Rock'n Roll está próximo?

Hoje passei a manhã toda escutando o mais recente álbum do Metallica, Death Magnetic. Desde os 13 anos escuto o som dos caras e na minha opinião a banda estava sofrendo uma crise de identidade entre o lançamento do “Black Album” até este recente trabalho. Felizmente os caras voltaram a tocar o som que os consagraram e isso me alegra muito, pois fazia tempo que eu não escutava o SOM puro que me remetia aos velhos tempos!

Poucas bandas de Heavy Metal da década de 70 a 80 ainda estão na ativa, e aquelas que ainda conseguem manter a boa qualidade da época são ainda mais raras. Pensando nisso, resolvi criar este POST.

Quando penso no verdadeiro Rock’n Roll, o sentimento que tenho é de estar “órfão” deste ritmo magnífico que ainda atrai multidões ao redor do planeta.

Órfão pelo fato de não ver potencial em nenhuma banda mais recente! Eu até curti o trabalho de algumas bandas, mas aquele Rock puro que me fazia “pirar” e balançar a cabeça como se fosse um maluco, infelizmente não existe mais.

Assim como o Rock’n Roll nacional (Que na minha opinião está MORTO há muito tempo), tenho um grande receio que isso aconteça também com o Rock’n Roll no mundo todo. Infelizmente se analisarmos as músicas que estão em primeiro lugar nas rádios, 90% delas são músicas de cantores/cantoras POP que “mais rebolam do que cantam”, sem contar as músicas de extremo mal gosto que exaltam a sensualidade, prostituição e degradação da mulher. (E não estou falando de Funk carioca, estou falando de cantores POP americanos. Basta fazer a tradução das letras para saber o que estou falando).

Algumas bandas ainda são denominadas “Bandas de Rock”, mas quando pensamos em “monstros” como Led Zeppelin, Black Sabbath, Queen, Iron Maiden, Metallica, Deep Purple, Megadeth, AC/DC, Helloween, Judas Priest, etc, fica difícil chamar estas bandinhas mais recentes de “Bandas de Rock”. Pelo menos pra mim é muito difícil “engolir” o som de algumas bandas.

O dia que alguns desses “monstros” pararem de lançar álbuns inéditos, definitivamente estaremos órfãos do verdadeiro Rock’n Roll, e isso é uma pena! É como se uma parte da minha infância fosse apagada!

E aí amigos, vocês tem o mesmo sentimento? Na opinião de vocês, o Rock’n Roll mais “puro” que vimos na década de 70 a 80 está definitivamente acabado?

4 comentários:

AyPyCy disse...

Fala Maciotas!

isso é curioso, gera uma discussão longa que envolve criação, evolução, purismo e coisas assim... o fato é que, se você perguntar para o meu pai (e isso é verdade) para ele tudo que surgiu depois dos Beatles não serve pra nada.

O que eu vejo é que virei meu pai, mas pra mim eu me apego em Metallica , Iron Maiden, Judas e por aí vai.

Pare e pense, dificilmente o rock ficou muito tempo "puro", ele sempre evoluiu. É diferente de Jazz e Blues (que mesmo tendo evoluído ainda são bem calcados no que era a decadas atras).

com isso monta-se um cenário onde você vai acabar ouvindo 3 tipos de som:
(1) o "original", depende do que você considera, mas com certeza é da decada de 90 para tras. Para um adolescente deve ser algo da decada de 2000
(2) o "evoluído", é o que toca hoje com a cara d ehoje
(3) o " nostálgico", bandas de hoje calcados em algum estilo do passado, por exemplo, gosta de Metallica, escute Trivium.

Entendeu? isso é lindo da música, ela evolui. ela é completamente mutável! é tanta coisa que influencia uma composição que a própria alteração que ocorre no dia-a-dia afeta. Inclusive nós mudamos, existem pessoas que não escutam mais o que escutavam a 10 anos atras (eu escuto...)

Não sei se ficou claro o que eu quis dizer, afinal isso é um comentário e não um post, mas o fato é que se surgir uma banda hoje que toca com o mesmo timbre, estilo e qualquer outra coisa igual ao _________ (coloque seu exemplo) ela não vai passar de uma cópia. Existem infinitas bandinhas que fazem o mesmo som do Iron Maiden, AC/DC, etc... veja o Oasis no inicio de carreira, comparava-se muito com os Beatles, o que deixava a banda na sombra

Enfim, toquem o que quiser, desde que não esqueçam a originalidade e as raízes!

AyPyCy disse...

Alias um tempo atrás escrevi um texto sobre Criatividade no Vitrola Velha, tem a ver um pouco com isso...

dá uma lida se tiver um tempinho...

Fulvio Ferreira disse...

Eu gosto de Led Zeppelin, Black Sabbath, Queen, Iron Maiden, Metallica, Deep Purple, Megadeth, AC/DC, Helloween, Judas Priest. Gosto de ser nostálgico pois muitas das bandas de hoje são um verdadeiro lixo. Concordo com o AyPyCy que disse em seu comentário que a música evolui, mas não é isso que estamos ouvindo, na minha opnião o Rock parou de evoluir no inicio da década de 2000.

Vou continuar escutando os clássicos dos anos 70, 80 e 90, preferindo não evoluir para 2000.

maciotas (Sam) disse...

Poxa AyPyÇa, que comentário fabuloso o seu. Parabéns!

Concordo com a sua opinião, porém não adianta, ainda não me acostumei com esta "evolução". (Rss).

@Fulvio,

Exatamente o que eu penso. Tá difícil "engolir" algumas bandinhas + modernas. (Rss).

Abraços.