segunda-feira, 22 de março de 2010

Games - Análise do Volante oficial do Xbox 360

  
Neste final de semana tive a oportunidade de testar pela primeira vez o volante oficial do Xbox 360. Um amigo meu deixou o volante dele comigo para que eu pudesse testar. Quem ofereceu o “empréstimo” foi ele mesmo, e eu aceitei mesmo não muito empolgado com a coisa, já que ultimamente não estou jogando muito.

No domingo, resolvi ligar o volante e testar com o meu Forza Motorsport 3. Antes de falar sobre o que eu achei desta combinação, vou falar um pouco das minhas impressões quanto ao volante em si.

O acabamento do volante é bom, mas nada espetacular como alguns mais “profissionais” que vemos no mercado. O volante é emborrachado, fazendo com que a aderência seja maior. Os botões ficam no centro do volante e o câmbio borboleta posicionado atrás. Aliás, falando em câmbio, bem que eles poderiam ter colocado um câmbio separado do volante, mas isso já seria exigir demais, principalmente se levarmos em conta o preço deste volante aqui no Brasil (Iria encarecer o que já é caro). A única coisa que não gostei muito foi a base do volante, pois ela não tem uma borracha ou algo para fixar o volante na mesa ou algum suporte que você queira comprar. Já os pedais, possuem uma aparência bacana, porém com um material não muito resistente. É necessário certo cuidado com eles para não ocorrer qualquer tipo de problema mais grave.

Funcionando, o volante é fantástico. O force feedback funciona que é uma maravilha, trazendo uma sensação de realismo impressionante. A sensibilidade dos pedais também é fantástica! Cada toque no acelerador/freio é notado pelo jogo, fazendo com que o realismo seja ainda maior. A troca de marchas no câmbio borboleta também é excelente e apesar da dificuldade, logo se pega o jeito.

E já que toquei no assunto dificuldade, já li muitos relatos na Internet de pessoas que reclamaram da dificuldade em se adaptar ao volante, inclusive alguns resolveram vender o acessório por não ter se adaptador a ele. Desculpe-me se tem algum leitor que entre nesse caso, mas pra mim estes caras são “braços”, pois quem dirige um carro de verdade se acostuma rapidamente com ele, pois a imersão e a fidelidade que o volante traz é algo sensacional. O volante somado a um bom jogo de corrida como Forza 3 é simulação pura, ou seja, prepare-se para ter na sua casa a oportunidade de guiar um carro “virtual” como se fosse um carro “real”!

Pena que não tenho um suporte ou um cockpit em casa para apoiar o volante. Tive que jogar com ele no colo, mas mesmo assim, a sensação foi maravilhosa.

Pra quem gosta de jogos de corrida, este acessório é obrigatório. Fiquei extremamente empolgado com ele e estou pensando seriamente em adquirir um, pena que o preço praticado aqui no Brasil é extremamente alto. Vou ver se compro quando tiver que viajar para o exterior novamente, mas até lá, confesso que vou ficar “salivando” por um desses!

Recomendo a compra de olhos fechados! Se você tem condições financeiras, não deixe de ter um volante em casa, a sensação é outra! Imersão total!

Nota: 8,5

5 comentários:

felipedelima19 disse...

Imagina o combo Volante + F12010... Ai meu bolso :-(

Sander disse...

Mano velho,

Realmente o volante é demais mesmo. Já um usado em vista, mas quando a minha esposa disse que ia me presentear com um novinho de aniversario/natal não acreditei.... a imersão é animal, é um "choque" tão forte quanto usar os intrumentos do Rock Band, você não consegue mais voltar pro controle, usar a camera externa (só uso a interna/capô) e principalmente ao uso da marcha manual, que mudou completamente a minha experiência com jogos de corrida. Joguei o Forza 3 inteiro com ele, e não canso nunca de jogar. ESpero que você consiga comprar um em breve pra jogarmos umas partidas multiplayer. Grande abraço.

maciotas (Sam) disse...

Então Felipe, não estou tão empolgado com F1 2010, AINDA! Por enquanto acho muito cedo para formar uma opinião. Vamos ver futuramente.

Fala Sander, pois é cara, adorei o volante e me atrevo a dizer que a experiência de dirigir com um "brinquedo" desses é muito melhor que tocar uma guitarra no GH ou RB. Achei a imersão maior! Acho que só a bateria é que iguala a interatividade e imersão do volante!

Abraço aos dois!

Celso disse...

Rapaz o meu chegou terça-feira, 23-02-10,comprei ele usado mesmo(300,00), como voce falou no brasil é caro por isso fui pro lado dos usados,mais ele veio novo,na caixa,manual super bem conservado,testei e adorei jogar forza3 e race pro,como voce falou pra quem dirige não é tao dificil assim,só nao gostei de jogar GRID e DIRT, o carro é complicado de controlar,mais vou tentar regular nas opçoes do jogo a sensibilidade...mais forza 3 é incrivel mesmo...com a camera sobre o capô...nao consigo parar de jogar :)

maciotas (Sam) disse...

Parabéns Celso,

Realmente o volante é fantástico e viciante! Futuramente irei pegar o meu, principalmente depois de ler uma prévia de F1 2010. Este jogo promete.

Abraço.