quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Games - Análise: FIFA 11


Não vou ficar enrolando contando toda a história da franquia antes de iniciar a análise (Odeio isso), portanto vamos direto ao que interessa.

Gráficos: Nesta versão do simulador de futebol, os gráficos estão melhores que os jogos anteriores, porém ainda muito aquém do ideal, principalmente na fisionomia dos jogadores.

Som: Nesta versão há uma novidade fantástica que permite a customização do grito das torcidas pelo próprio jogador, ou seja, é só você gravar o grito das torcidas num CD e passar para o jogo, deixando assim as partidas mais próximas da realidade. Tirando esta agradável surpresa, o restante está tudo igual (Efeitos sonoros fiéis e bem retratados e trilha sonora espetacular).

Jogabilidade: Está mais cadenciada e deixou de ser aquela correria maluca que era na versão anterior. Os passes exigem um maior cuidado por parte do jogador. O contato físico dos jogadores também foi melhorado, porém uma coisa me incomodou bastante: O favorecimento excessivo aos atacantes nas divididas com os zagueiros. Por diversas vezes a bola rebatida ou disputada dentro da área sobrava livre para algum atacante marcar o gol, isso me deixava maluco, pois deixou de ser aquela coisa ocasional para ser algo mais freqüente.

Outro defeito que me incomodou bastante é a falta de resposta nos comandos. Não é sempre que isso acontece, mas de vez em quando perdi a bola para algum atacante adversário por causa disso (Muitas vezes resultando em gol a favor do adversário). Já na Inteligência Artificial, nota-se uma melhoria significativa também, principalmente nas dificuldades mais altas. Acredite: Você vai suar para bater um time considerado fraco no papel, isso porque o jogo está exigindo mais calma do jogador para montar as jogadas, fazendo com que você troque passes o tempo todo a fim de encontrar algum espaço na defesa adversária. Vale ressaltar também que jogar na chuva está mais próximo da realidade nesta versão. Nestas condições, o jogo se torna mais lento, fazendo com que a jogabilidade mude drasticamente, obrigando o jogador a adotar outra postura na hora de jogar.

A questão dos dribles continua a mesma coisa (Difícil de acostumar), porém agora é possível driblar utilizando somente o controle analógico esquerdo. E pra finalizar a análise da jogabilidade, vale destacar também a inclusão de um modo que ajusta a personalidade dos jogadores virtuais baseado nos jogadores reais.

Conquistas: Continua tão chato quanto às versões anteriores. Conquistas chatas como: Fazer gol com a bola batendo na trave; Fazer gol de cabeça com um especialista no fundamento; etc! Detesto as conquistas do FIFA. Não seria melhor se eles adicionassem conquistas que privilegiassem os jogadores que jogam os torneios OFFLINE, ou até mesmo aqueles jogadores que jogam bastante o modo ONLINE, como por exemplo: Vencer xx partidas ONLINE, etc? OK, há conquistas que privilegiam modos OFFLINE e ONLINE, mas são poucas e em modos específicos como o Be a Pro (Da qual eu não sou muito fã).

Multiplayer: FIFA é um dos meus jogos preferidos de se jogar ONLINE. Adoro ligar o meu Xbox 360 por 10 minutos, fazer uma partida rápida e desligar logo em seguida. Quando não se tem tempo, é a melhor coisa. Fora o vício de se jogar contra adversários diferentes toda hora, fazendo com que o jogo nunca enjoe, porém não sei porque, mas desaprendi a jogar FIFA nesta versão. Na versão 09 eu ganhava tudo quanto é partida, já nesta versão eu tenho perdido bastante (Apesar de ter um número de vitórias maior que as derrotas). Creio que preciso me acostumar com a jogabilidade nesta versão, mas acredito que não estou tendo sorte mesmo, pois direto acabo levando gols bobos devido a algumas “panes” na minha defesa. Fora que muitos jogadores na LIVE ficam ajustando seus times antes e durante as partidas, fazendo com que os jogadores que não gostam de ficar alterando esquema tático do time (Eu, por exemplo), tenham certas desvantagens em algumas situações. Mas tecnicamente o modo ONLINE de FIFA 11 está perfeito. Não joguei uma partida sequer que tenha tido LAG. O jogo roda liso que é uma beleza.

Conclusão: FIFA 11 continua mantendo a hegemonia da série, deixando seu principal concorrente comendo poeira (PES 11). O jogo melhorou em muitos aspectos, fazendo com que ele se torne obrigatório na biblioteca de qualquer jogador que ame o esporte.

Nota: 9

Nenhum comentário: