terça-feira, 5 de outubro de 2010

Filme - Crítica: Um olhar do paraíso [Blu-Ray]


Sinopse: Em dezembro de 1973, Susie Salmon voltava da escola para casa quando foi assassinada. Ela tinha apenas 14 anos. Depois de morta, Susie continua a velar por sua família – enquanto seu assassino permanece solto. Presa em um extraordinário, ainda que misterioso, espaço entre a Terra e o Céu a menina descobre que precisa escolher entre a busca por vingança e o desejo de ver seus amados seguirem em frente. O que tem início como um chocante homicídio leva a uma jornada visualmente criativa e repleta de suspense que, através dos laços de memória, amor e esperança, segue em direção a um desfecho surpreendente e emotivo.
 
Crítica: “Um olhar do paraíso” me chamou a atenção desde que foi anunciado, afinal, o filme seria dirigido por nada mais, nada menos do que Peter “LOTR” Jackson. Mas não era só por causa do diretor, a história parecia ser fascinante, com um teor dramático digno de fazer qualquer “bruta-montes” se emocionar.

Mas você deve estar se perguntando: “Por que você demorou tanto pra assistir esse filme?”. Pois é caro amigo, por causa da maldita crítica especializada que avaliou mal este filme. Fiquei com receio de me decepcionar, já que eu esperava muito dele. Bom, é verdade que críticas como essa feita pelo Omelete não deveriam ser levadas a sério, afinal os caras estão mais preocupados com as cores na fotografia do que o filme propriamente dito. Fala sério! Tem críticos de cinema que se esquecem do principal, avaliar se o filme é bom ou ruim, e ficam mais preocupados em filosofar coisas fúteis como essa. PQP, isso é crítica de um filme ou artigo de cromoterapia?

“Um olhar do paraíso” é um filme tocante! A história é pesadíssima no que diz respeito à dramaticidade. O filme é narrado pela garota Susan, de apenas 14 anos. Na primeira parte do longa, conhecemos Susan e seus familiares de uma maneira íntima, mostrando suas rotinas, anseios, paixões, etc, fazendo com que rapidamente nos apeguemos aos personagens. Este é o maior trunfo do filme em minha opinião, pois quando a tragédia ocorre (A morte da garota), é como se tivéssemos perdido uma pessoa próxima, fazendo com que o impacto da história seja maior ainda. Muitas vezes parei o filme para respirar um pouco, pois ao me colocar no papel daquele pai, sabia que a dor que o personagem estava sentindo seria capaz de dilacerar meu coração num piscar de olhos. Quem é pai sabe o quanto deve ser dolorido a perda de um filho, e tal fardo é algo que ninguém gostaria de carregar, por isso que estes momentos de parada foram necessários, pois carregar aquele fardo, mesmo não sendo o meu, estava sendo difícil demais pra mim.

Como se não bastasse a dor de acompanhar a reação dos familiares após a tragédia, o filme acompanha a vida do assassino após a morte da garota, trazendo um sentimento de dor e revolta ao mesmo tempo. Apesar do clima pesado o tempo todo, “Um olhar do paraíso” é um filme sensível e extremamente bem realizado. Uma obra digna de Peter Jackson na qual indico a todos, mesmo indo contra a alguns “críticos profissionais”, ou melhor, “analistas de cromoterapia”.

Versão em Blu-Ray: Infelizmente a versão em Blu-Ray deste filme é extremamente pobre, ao ponto de nem ter material extra. O que vale a pena é o filme em si, pois como eu disse na crítica, “Um olhar do paraíso” possui uma belíssima fotografia com ótimos efeitos especiais. O som não se destaca tanto, afinal não estamos assistindo um filme de ação, mas acaba cumprindo o seu papel. O formato de áudio em inglês é DTS-HD. Vale um aluguel, agora a compra, não recomendo, a não ser que você goste muito do filme e queira tê-lo na sua coleção!

Nota: 9

Um comentário:

Anônimo disse...

amigo...voce compra blu-rays na amazon é???
eles enviam certinho pro brasil?