sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Filme - Crítica: Tropa de Elite 2 [Cinema]


Sinopse: 2010. Nascimento (Wagner Moura) enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo.

Crítica: O primeiro Tropa de Elite foi um filme inesquecível, daqueles que você assiste várias vezes e não cansa. Fadado ao fracasso por causa deste câncer chamado pirataria, o filme conseguiu dar a volta por cima e chegou às telas de cinema fazendo um grande sucesso, algo até então inimaginável, já que na época em que o filme foi lançado, de 10 pessoas, 9 já haviam assistido ao filme através de cópias piratas. Este feito mostrou a qualidade do filme, inclusive sendo reconhecido internacionalmente com o prêmio "Urso de Ouro" em Berlim, um dos mais importantes da Europa.

Por causa deste sucesso, era mais do que esperado uma seqüência. De todos os filmes que seriam lançados este ano, sem dúvidas, Tropa de Elite 2 era o que eu mais esperava. Antes de ver o filme, eu estava com um baita receio de me decepcionar, afinal alcançar a maestria do primeiro filme era um feito difícil de se alcançar. Este receio é similar à sequência do "Batman: O Cavaleiro das Trevas", que inclusive já está sendo filmada. Conseguir melhorar o que já era perfeito, é algo que poucos conseguem, e graças aos céus, José Padilha e Cia. conseguiram tal feito. Tropa de Elite 2 é tão bom, ou melhor que o primeiro filme.

Fica difícil fazer uma comparação entre os dois, já que ambos os filmes são excelentes. O que eu posso te dizer é que o filme vale a pena, assim como o primeiro, fica impossível você assistir uma vez só.

Todos os principais elementos do primeiro filme estão lá: A crítica ferrenha à segurança pública; A violência; Os bordões que viram mania nas rodinhas de amigos e claro, ele, o Capitão Nascimento, que mais uma vez rouba a cena e leva o filme nas costas. Wagner Moura, mais uma vez, faz um trabalho impecável.

No segundo filme acompanhamos o trabalho do Capitão Nascimento na Secretaria Pública de Segurança do Rio de Janeiro, combatendo as milícias e a corrupção no governo estadual/federal. O tráfico de drogas deixou de ser o maior problema da cidade, agora o "sistema" encontrou outras formas de sustento. O segundo filme é um pouco mais estratégico do que o anterior. O primeiro filme havia mais cenas de ação, não que o segundo não tenha, mas o foco maior é acompanhar o "sistema" sofrendo sua metamorfose, transformando em algo muito maior.

Tropa de Elite 2 é um verdadeiro "TAPA NA CARA" da sociedade. OK, nem todas as coisas retratadas na telona são verdadeiras, mas o filme consegue unir a ficção com a realidade de uma maneira irretocável, fazendo com que o público vá ao cinema e encontre no Capitão Nascimento a sua válvula de escape para criticar e protestar contra essa sociedade violenta e essa corrupção desgraçada que assola o nosso país.

Este é o maior trunfo do filme, mostrar a realidade em que vivemos e designar um herói que lute com todas as suas forças para ver este país melhorar. Não é a toa que neste segundo filme o diretor adicionou uma cena onde o capitão Nascimento, ao entrar em um restaurante, é aplaudido de pé pelo público ali presente. Aquela cena representa muito bem o que todos nós gostaríamos de fazer um dia, isso claro se existisse um Capitão Nascimento na vida real, porém amigos, infelizmente a realidade é outra.

Tropa de Elite 2 é um dos melhores filmes nacionais que eu já assisti. Se você ainda não viu, não perca a oportunidade de ir ao cinema e assisti-lo. Vale a pena!

Nota: 10

Um comentário:

Giovanini disse...

Estou esperando chegar no cinema aqui para ver!! fico aliviado de saber que é tão bom quanto o primeiro

Abraços!