quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Games - Análise: FIFA 11 [Demo]


Não é novidade pra ninguém que sou fanático por futebol, além de praticar o esporte 3 vezes por semana (4 se a mulher não reclamar... RSS), adoro assistir aos jogos na televisão (FUTSAL inclusive) e, claro, jogar games de futebol no meu Xbox 360.

Jogo de futebol não pode faltar lá em casa, e a cada ano, troco a minha versão atual pela versão mais recente, já que games de futebol saem todo ano. Como FIFA é a melhor série de futebol no momento, esta troca tem sido entre os jogos da franquia. Confesso que a transição mais difícil foi da versão 09 para a versão 10, isso porque na versão 10 do FIFA, a EA alterou drasticamente a jogabilidade, deixando o jogo bem mais rápido e irreal na minha opinião. Lembro que quando joguei a DEMO da versão 10, fiquei extremamente chateado pela mudança, já que o FIFA 09 era bem mais cadenciado e não aquela correria maluca imposta pela versão 10 do simulador. Depois de muito resistir, resolvi migrar a versão e acabei me acostumando (E até gostando).

Porém, eis que no dia 15/09/2010 eu tive a oportunidade de jogar a versão 11 do jogo, e a única palavra que me veio à mente foi: “Sensacional”. A EA conseguiu fazer o que eu sempre queria, ou seja, fez com que a jogabilidade do FIFA deixasse de ser aquela correria da versão anterior deixando o jogo mais cadenciado (Como era no FIFA 09), porém manteve as melhorias de física e IA (Inteligência artificial) da última versão. Resumindo: Uniu o melhor das duas últimas versões em um só jogo, E ISSO MEUS AMIGOS, pra mim é A PERFEIÇÃO.

O jogo está extremamente bem feito em termos de jogabilidade, agora você tem tempo de pensar, proteger a bola e cadenciar mais o jogo, não é mais aquela correria da versão anterior onde bastava tocar rápido pra tudo quanto é lado para deixar seu adversário perdido em campo. No FIFA 11, o que vale é a inteligência para abrir as jogadas, o drible (Que está muito melhor de se executar), e principalmente, a paciência para atacar no momento certo. Isso é futebol!

O contato físico dos jogadores continua em franca evolução, melhorando ainda mais desde a última versão. Nota-se que agora, há chances esporádicas dos jogadores menores, ganharem uma dividida dos zagueiros mais fortes, fazendo com que esta alternância, dê uma realidade maior ao jogo. Além disso, os goleiros estão mais inteligentes, dificultando e muito a sua tarefa em marcar gols. E não é só o goleiro que está difícil de se bater, sempre jogo FIFA na versão mais difícil, e na DEMO percebi que a dificuldade aumentou um pouco. Talvez seja a falta de costume, mas mesmo assim, fiquei feliz por isso, pois agora terei que voltar a jogar FIFA como fazia há dois anos atrás (No FIFA 09, pra ser mais preciso), com mais inteligência, precisão e paciência para achar o momento certo de aplicar certas jogadas.

Além da jogabilidade, bastante comentada acima, notei também uma pequena evolução nos gráficos, principalmente nos detalhes da grama e fisionomia dos jogadores. Já o som, continua a mesma coisa, não notei melhoria alguma, mas isso, na minha opinião, é o que menos importa em um jogo de futebol. Vamos torcer apenas para que haja narração em Português desta vez.

AH, e eu não poderia deixar de falar da inteligência que a EA teve em colocar objetivos na DEMO, como por exemplo: Ganhar 5 partidas, jogar 10 partidas, marcar seu primeiro gol, etc, e cada objetivo cumprido, a EA disponibiliza itens para seu AVATAR no EA SPORT FOOTBALL e até time (Arsenal) e estádio desbloqueados para serem utilizados na própria versão DEMO. Isso incentiva o jogador a jogar a versão DEMO muitas vezes, para não só alcançar os objetivos, mas se acostumar com a jogabilidade e notar todas as melhorias feitas pela empresa. E se você leu algum PREVIEW do FIFA 11, já deve saber que teremos alguns modos de jogos novos e a chance de jogar o BE A PRO com o goleiro, fazendo com que tenhamos partidas na LIVE de 11 x 11, mas não vou entrar no detalhe de cada modo, pois deixarei isso para a minha futura análise do jogo quando ele sair, mas confesso que estou super empolgado com eles.

Finalizando, FIFA 11 está tão bom, que assim que joguei a minha primeira partida, fui direto para o computador e garanti a minha cópia numa pré-venda. O jogo está divino e certamente será o jogo que mais jogarei na XBOX LIVE este ano! Agora só resta iniciar a contagem regressiva para ter o jogo completo em mãos, ÊH dia 08/10 que não chega! (Rsss)!

Nenhum comentário: