quinta-feira, 24 de junho de 2010

Filme - Crítica: Invictus [DVD]


Sinopse: Invictus nos traz a inspiradora história de como Nelson Mandela (MORGAN FREEMAN) uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar (MATT DAMON), para ajudar a unir a nação. Recém-eleito, o presidente Mandela sabe que seu país permanece dividido racial e economicamente após o fim do apartheid. Acreditando ser capaz de unificar a população por meio da linguagem universal do esporte, Mandela apóia o desacreditado time da África do Sul na Copa Mundial de Rúgbi de 1995, que faz uma incrível campanha até as finais.
 
Crítica: Sempre fui fã de Clint Eastwood, além de excelente ator, o cara é um gênio atrás das câmeras como diretor. Responsável por grandes filmes como “Os Imperdoáveis”, “Sobre Meninos e Lobos”, “Menina de ouro”, etc, considero-o um dos melhores diretores da atualidade.

Devido a essa admiração, comecei assistindo Invictus com a expectativa nas alturas. O filme é muito bem feito e mostra mais uma vez o cuidado que Eastwood tem com os detalhes nos seus projetos. Repare na primeira cena onde mostra um grupo de garotos negros jogando futebol (Esporte preferido da população mais carente) e do outro lado da rua um grupo de brancos jogando Rugby (Esporte para ricos), e entre eles uma comitiva de carros passando e comemorando a libertação de Nelson Mandela. Logo nesta primeira cena o diretor já deixa bem claro o que virá a seguir, um líder político lutando para unir duas classes de pessoas que se odiaram e se mataram anos atrás por causa do Apartheid.

O filme foca no início do governo de Nelson Mandela e mostra a luta do presidente para unir o país, que até então, estava dividido em dois por causa do Apartheid (Regime político racista que imperou na África do Sul desde 1948). De um lado os brancos, minoria rica no país, e do outro lado os negros, maioria pobre vítimas do Apartheid até 1990 quando o regime foi instinto. Como unir um país dominado pelo ódio? É justamente este dilema encarado por Mandela na qual o filme foca do início ao fim. Uma das “ferramentas” utilizadas pelo presidente foi o esporte, especificamente o Rugby. Aproveitando que a África do Sul seria o país sede do campeonato mundial de 1995, inteligentemente o presidente aproveitou a oportunidade para fazer com que o esporte fosse a principal ferramenta de “reconciliação” no país.

O único defeito que eu poderia citar é a falta de cuidado do diretor em não ter feito uma introdução mostrando o sofrimento de Mandela durante os seus 27 anos de prisão e pior, não ter mostrado o terror que o Apartheid foi durante os seus 52 anos de desgraça, morte e intolerância racial. Creio que se o diretor tivesse utilizado 20 minutos do filme focando nestes pontos na introdução, o impacto da história relatada no filme seria muito maior, pois entenderíamos a dificuldade dos negros em aceitar o perdão dos brancos e principalmente, a grandiosidade do Presidente Mandela em pregar o perdão a uma classe do povo que o prendeu e o maltratou durante 27 anos de sua vida.

Quem nunca ouviu falar do Apartheid, certamente não irá entender a proposta do filme. Uma pena, pois Invictus poderia ser muito melhor do que ele é.

Porém mesmo com este defeito, o filme é belíssimo. As atuações de Matt Damon e Morgan Freeman estão excelentes. Invictus não é o melhor filme da carreira de Eastwood, mas nem por isso é um filme ruim ou mediano, é um filme acima da média que eu não poderia deixar de recomendar a todos!

Nota: 8,5

Nenhum comentário: