segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Games - Análise: EA MMA 2010


Como vocês puderam ver no POST anterior, recentemente adquiri EA MMA 2010 para o Xbox 360. Desde que comecei a jogá-lo, não parei mais devido ao viciante modo carreira. E baseado nele é que farei esta análise, já que até agora a Microsoft Brasil e a EA não resolveram o problema de compatibilidade do ONLINE PASS impedindo que eu utilize o jogo nos modos ONLINE.

Uma das minhas maiores preocupações com este jogo era a complexidade de comandos, já que MMA envolve todos os estilos de luta, portanto golpes a serem aplicados é o que não faltam. Graças aos céus a EA se preocupou com isso adicionando um modo chamado MMA 101, que nada mais é do que um tutorial bem completo ensinando os comandos básicos para você começar a se aventurar no ringue. Mas se você não tem muita paciência para tutoriais, não se preocupe, caso você opte por começar a carreira sem passar por este modo de treino, o jogo não te deixará na mão, explicando em detalhes os comandos básicos e dosando a dificuldade das lutas conforme você progride na carreira.

Logo que você inicia a carreira, o jogo te dá a opção de criar seu próprio lutador. O que eu mais gostei foi a utilização do Game Face, recurso onde você pode utilizar o seu rosto no seu lutador virtual. Além disso, há uma infinidade de recursos que permitem que você crie um lutador único, desde características do corpo até roupas e tatuagens.

Após criar seu lutador, você iniciará os treinos para sua primeira luta de MMA. Seu técnico irá te ajudar com isso, te dando dicas valiosas conforme sua carreira progride. No início você fará treinos na sua academia local, porém com o tempo, você será convidado a viajar para algumas das academias mais famosas do mundo, para treinar estilos de luta diferentes. Há a academia do Randy Couture, do Rickson Gracie, e por aí vai. E falando em treino, uma das coisas mais chatas do Fight Night (Jogo de boxe da EA) eram os treinos. Você tinha que jogá-los e completá-los com maestria para conseguir o total de atributos que o treino lhe proporcionava. No EA MMA, isso foi melhorado, fazendo com que você faça o treino e baseado no seu desempenho, você receberá uma nota indo de D até A. Conseguindo completar o treino conforme estabelecido e tirando a maior nota, a próxima vez que você quiser fazer este treino, você pode simulá-lo ganhando os pontos baseado na sua nota, ou seja, você treina a primeira vez manualmente, tira a maior nota e da próxima vez basta simulá-lo sem perda de pontos por isso. Tal recurso deu uma agilizada no modo carreira, fazendo com que os treinos sejam muito mais dinâmicos de serem executados. E o mais legal é que conforme você vai treinando, novos modos de treino vão aparecendo e ao contrário dos treinos de Fight Night, os treinos do EA MMA são divertidíssimos de serem realizados.

Outra coisa importante são os golpes especiais que você vai liberando no decorrer da carreira. Como eu disse, você tem a opção de viajar para diversas academias espalhadas ao redor do mundo e em cada academia há alguns golpes especiais para serem desbloqueados. A cada visita, você desbloqueia um caso cumpra os requisitos desejados pelo seu treinador. São 16 golpes no total e todos enriquecem o portfólio de golpes do seu lutador fazendo com que você sinta uma melhoria a cada golpe conquistado.

A progressão da carreira em EA MMA é excelente. Você treina por 8 semanas e cada treino conta como 1 semana, portanto são 8 treinos antes de uma luta oficial. Conforme você vai vencendo, seu lutador vai recebendo convites para disputar campeonatos pelo mundo afora, conquistando prestígio e títulos no decorrer da carreira. A cada luta sai uma reportagem falando do seu desempenho, e acreditem, elas são muito interessantes. Vale a pena ler cada uma delas, pois elas nunca soam genéricas, falando detalhadamente o que realmente aconteceu na luta. Só para exemplificar, eu lutei uma luta de defesa de cinturão contra o antigo campeão. Quando ganhei o título encima dele o repórter disse que a luta foi extremamente disputada, mas que num lance de sorte consegui nocautear o campeão e conquistado o título. Na luta “revanche”, dominei o combate e apliquei um nocaute monstruoso no cara que fez meu adversário literalmente apagar e cair de costas no chão. Após o término da luta, este mesmo repórter disse que ele foi obrigado a calar a boca e reconhecer que eu realmente era o verdadeiro campeão. (Rss) Detalhes como esse enriquecem o jogo fazendo com que a imersão seja ainda maior.

Outra coisa importante que vale citar é que você não irá enfrentar nenhum lutador conhecido no início da sua carreira. Isso é muito bacana, pois faz com que você sinta realmente que para chegar lá, você tem que suar a camisa. Quem jogou Fight Night sabe o quão irritante era lutar contra Mike Tyson ou Ali logo no início da sua carreira. E pior, nocauteá-los mesmo sendo um lutador no início de carreira. Isso fazia com que o jogo se tornasse irreal, e felizmente a EA corrigiu tal falha no seu jogo de MMA.

Bom, mas falei demais do modo carreira, e os quesitos técnicos do jogo? Vamos a eles.

Gráficos: Simplesmente magníficos. O nível de detalhe é tão grande, que você consegue visualizar o suor dos lutadores conforme a luta progride. Além disso, as feridas vão sendo abertas com o decorrer da luta, fazendo não só com que o rosto dos lutadores fiquem ensangüentados, mas o ringue também. Manchas de sangue vão aparecendo gradativamente, ficando ainda mais nítidas nas arenas com o solo branco.

Jogabilidade: Quem jogou Fight Night antes se sentirá em casa ao jogar EA MMA, isso porque o sistema de combate é igual ao jogo de boxe da EA. Os golpes são aplicados através da alavanca direita e os outros botões servem como complemento na execução. Por exemplo: Aperte LT + Alavanca direita, e você dará chutes; Aperte RB + Alavanca direita, e você dará socos baixos, e por aí vai. É um sistema consagrado que faz com que o jogo se torne mais simples, fazendo com que toda aquela avalanche de golpes seja aplicada naturalmente.

Som: Os efeitos sonoros estão competentes, fazendo com que você ouça com nitidez o impacto dos golpes, instruções do árbitro e do seu treinador durante o combate, barulho da torcida, locutores/comentaristas narrando o combate, etc. Parece uma luta de MMA de verdade confundindo quem passa na frente da TV.

Para finalizar, se eu tiver que apontar um defeito no jogo, seria a falta de lutadores famosos licenciados, isso porque a maioria esmagadora de lutadores estão afiliados ao UFC e como todos sabem, a THQ é a responsável pelo jogo oficial do UFC e conseqüentemente, só sobraram os lutadores menos conhecidos para a EA filiar. Bom, pelo menos temos o melhor lutador do mundo disponível no jogo (Fedor). (Rss). Tirando este pequeno detalhe, se você curte jogos de luta, não perca EA MMA 2010. Na minha opinião ele é disparado o melhor jogo de luta que já joguei no Xbox 360. Extremamente divertido que só não fez com que a minha experiência fosse maior e mais divertida devido ao problema com o ONLINE PASS. Recomendo a compra (Lógico, se sua conta na Xbox LIVE for americana até que este problema de incompatibilidade seja resolvido).

Nota: 9

2 comentários:

Thiago Simões disse...

Se não fosse pelo online pass eu daria 9,5 para esse jogo. O modo carreira é sensacional e muito viciante. Até deixei de lad um pouco a reta final de Mass Effect 2.

Sam (maciotas) disse...

Fala PP,

Realmente este problema do Online Pass foi um "balde de água fria", porém o modo carreira compensa tal frustração. Como você disse, é viciante! Muito bem feito! O mais bacana é que mais pra frente (Após a 15º luta, mais ou menos) você vai precisar "suar" pra conseguir vencer. As lutas são decididas na base da estratégia realmente.

Muito animal!

Só espero que a EA resolva isso, pois não vejo a hora de testá-lo na LIVE. Se eles não resolverem, o jeito vai ser esperar até o final de Novembro, dia em que migrarei minha conta oficial de volta para a LIVE americana. (Ou você acha que ficarei mais 1 ano nessa porcaria de LIVE Brasil? Rss... tô fora).

Abraço e valeu o comentário!