quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Games - 1 mês de LIVE BR: Motivos pra comemorar ou lamentar?


Amanhã completamos 1 mês de LIVE Brasil. Para alguns, uma data para comemorar, para outros, uma data para se lamentar. Analisando friamente, digamos que estou no meio termo. Gostaria de somente comemorar esta data, afinal foram anos de espera e agora podemos contar com o serviço aqui no nosso país, mas infelizmente não tenho muitos motivos para isso devido ao conteúdo “pífio” (Pra não dizer ridículo) da LIVE Brasil. Um mês se passou e até agora só tivemos 1 Games on Demand lançado (Bioshock 2), totalizando 1 jogo nesta categoria (Halo Waypoint não é jogo, apesar de estar listado lá). Arcades, só tivemos 2 até agora (Snoopy e Trials HD), totalizando 3 com o Dead Space Ignition que veio junto ao lançamento.

Quanto aos DLCs, alguns são lançados juntamente com a LIVE US (Como os novos mapas de HALO Reach, por exemplo), mas outros nem sinal, inclusive o novo DLC do Trials HD (Isso mesmo, um dos jogos já lançados por aqui. É eu sei, não faz muito sentido e acho que nem Freud explica tal coisa).

Até o presente momento não temos qualquer notícia quanto a promoções, como por exemplo, a famosa “Deals of the Week”. Opa, permitam-me corrigir a minha última frase: Sim nós já temos promoções sendo lançadas por aqui, são as famosas promoções de assinatura GOLD, sendo a última delas por R$ 70 + 1 jogo Arcade (Que inclusive nem foi lançado ainda). Mas aí eu pergunto: Quem em sã consciência migraria para a LIVE Brasil hoje, sabendo do conteúdo pífio que temos atualmente? Isso soa mais um ato de desespero da empresa para aumentar o número de jogadores. Aliás, alguém faça a gentileza de avisar os “amadores” da Microsoft Brasil de que não adianta nada oferecer promoções de adesão sem antes oferecer algo em troca. É como fazer uma promoção de anuidade em uma academia de musculação, sem disponibilizar os aparelhos para os clientes malharem. AH mas alguém vai dizer que neste primeiro momento eles só estão oferecendo a experiência de jogar ONLINE. OK, maravilha, mas se for pra assinar um serviço desses só para jogar ONLINE, prefiro pagar R$ 10 mais caro e continuar onde sempre estivemos (LIVE US). Pode até parecer egoísta da minha parte em dizer isso, mas como consumidor, sempre procurei a empresa que me oferecesse o melhor serviço, seja ela nacional ou estrangeira, portanto não será com a Xbox LIVE que pensarei diferente.

Apesar de não continuar freqüentando tanto o Portal Xbox como fazia antigamente, nas poucas vezes em que acesso o fórum, é nítido a insatisfação da grande maioria de usuários que migraram. Continuamos amargando o posto de pior LIVE do mundo em termos de conteúdo, e por enquanto, não temos qualquer feedback mais concreto vindo da Microsoft Brasil. O que ouvimos até agora foi: “Estamos trabalhando para melhorar o conteúdo da LIVE Brasil, só que infelizmente dependemos do órgão governamental responsável em classificar os jogos e das publishers em querer publicar seus jogos por aqui”. OK, sabemos que o nosso país é extremamente burocrático, mas por que diabos eles não pensaram nisso antes e se programaram para fornecer um conteúdo melhor no lançamento? Garanto que tempo de sobra eles tiveram, afinal já são 4 anos de Xbox no Brasil. Além disso, duvido muito que as publishers não tenham interesse em publicar seus jogos por aqui. O meu amigo @AyPyCy lançou uma campanha muito bacana no Portal Xbox, incentivando a comunidade a entrar em contato com as publishers para que elas lançassem seus jogos por aqui. Uma iniciativa louvável, mas que na minha opinião, não precisaria da intervenção da comunidade para fazer com as empresas olhassem para o nosso país, isso deveria ser trabalho da própria Microsoft Brasil.

Gostaria de deixar claro que não sou cético ao ponto de achar que a LIVE Brasil não irá melhorar, tenho certeza que vai, ou de achar que chegaremos a ter uma LIVE tão boa quanto uma Americana, é uma realidade diferente. Mas sinceramente, eu esperava pelo menos uma LIVE compatível com a dos outros países, o que infelizmente estamos longe de ter.

Como o meu amigo @thiagotd disse uma vez no Twitter, se a Microsoft Brasil não se mexer, da mesma forma que houve uma adesão em massa à LIVE Brasil no lançamento, daqui a 11 meses (Data em que expira a adesão) teremos o inverso, uma fuga em massa para a LIVE US. Portanto Microsoft Brasil, é bom vocês acordarem! Vamos tirar essa “bunda da cadeira” e começar a trabalhar! Já que vocês não se programaram e estão tendo dificuldades em publicar os jogos por aqui, tenham pelo menos uma postura mais clara junto aos seus consumidores (Jogadores).

Por enquanto, estou contando os dias para voltar à LIVE US (Aliás, faltam 11 meses e 1 dia para isso). Será que um dia mudarei de idéia? Só o tempo dirá! Por enquanto, continuamos na torcida e fazendo o nosso papel que é cobrar a empresa para melhorar o serviço.

E você caro amigo leitor, qual a sua impressão da LIVE Brasil até aqui?

Nenhum comentário: