segunda-feira, 12 de julho de 2010

Filme - Crítica: Amor sem Escalas [DVD]

Sinopse: Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho.

Crítica: Amor sem escalas é um filme que pode enganar pelo título. Muitas pessoas podem assisti-lo esperando um filme de comédia romântica, mas ele é muito mais do que isso. OK, nós temos relacionamentos amorosos no filme, mas o foco principal da história está no estudo da personalidade dos seus 3 personagens principais: Ryan (Clooney), Alex (Vera Farmiga) e Natalie (Anna Kendrick).

Ryan é um conselheiro de transições de carreira (Nem sabia que existia este cargo antes do filme... Rss). Ele é um executivo contratado por empresas que precisam mandar seus funcionários embora mas não tem coragem de fazer “o trabalho sujo” (Rss). Ryan passa boa parte da sua vida viajando, portanto sua ligação com a sua família e o seu lar é extremamente fria e distante. Aliás, ele denomina os aeroportos e hotéis onde ele se hospeda como seu verdadeiro lar. Nestas idas e vindas, ele encontra a personagem de Vera Farmiga (Alex), que nada mais é do que a versão de Ryan de saias. A infinidade é imediata e não demora muito para que ambos estejam marcando encontros baseados nas suas viagens pelo país afora.

Se os dois personagens citados anteriormente são totalmente independentes e gostam de viver esta vida “louca e corrida”, do outro lado encontramos Natalie, uma recém-formada que desenvolve um sistema de vídeo-conferência para que os executivos da empresa de Ryan possam atender seus clientes ONLINE, ou seja, fazer a demissão através de uma tela de computador.

Obviamente Ryan “torce o nariz” para a invenção de Natalie e decide levá-la a uma de suas viagens para que ela veja por si própria a complexidade do seu trabalho, afinal as reações das pessoas demitidas são muito mais complexas do que ela pode imaginar!

E baseado nestes três personagens que o filme se desenrola. De um lado dois personagens avessos aos padrões ditados pela sociedade (Como formar família, ter um lar, filhos, etc) e do outro lado, Natalie, uma jovem disposta a crescer profissionalmente, mas nunca se esquecendo do seu sonho de casar e formar uma família com lindos filhos para criar.

Amor sem escalas é um filme agradabilíssimo, daqueles que faz o tempo passar sem que você perceba. Se você possui uma vida profissional corrida, certamente será indagado em alguns pontos, fazendo com que você pense nos valores que você está levando em consideração atualmente. Eu me identifiquei muito com o personagem de Clooney, pois por um bom tempo na minha vida, dei total prioridade à minha carreira e acabei deixando minha família de lado. Hoje, optei por algo mais estável e não me arrependo, pois certamente a carreira é importante, mas ter amigos e familiares ao seu lado vale mais do que qualquer salário ou recompensa que você possa ganhar do seu chefe! Filme recomendadíssimo!

Nota: 9,5

Nenhum comentário: