Ontem finalmente consegui realizar um pequeno sonho de consumo antigo, jogar a Edição especial do KIT do Rock Band 2. Não vou procurar adicionar muitas fotos nesta pequena análise pois trabalhar com texto e imagens neste editor do BLOG é um verdadeiro “martírio”, por isso resolvi criar o post anterior a este com as imagens do KIT completo sendo aberto e montado.
A intenção desta análise é apenas falar minhas impressões sobre o KIT e a minha adaptação a cada instrumento. Não vou entrar muito em detalhes, pois vocês já devem estar cansados de ler análises nos sites especializados. Bom, chega de introdução e vamos às minhas impressões:
Caixa: A caixa possui dimensões grandes e é um pouco pesada, o que dificulta e muito a vida de quem traz este KIT lá “de fora”. Eu já tive diversas oportunidades de pedir que algum amigo trouxesse este KIT dos EUA, mas nunca tive coragem devido ao tamanho da caixa. Hoje vejo que foi a melhor coisa que eu fiz, pois poderia ter causado um certo transtorno ao(s) meu(s) colega(s).
A caixa é muito bem planejada e cada peça do KIT fica muito bem encaixada, não correndo o risco de se soltar e ocasionar danos aos mesmos. A impressão foi muito boa com relação a isso. Porém, uma coisa que me deixou um pouco decepcionado foi o fato de não encontrar absolutamente nada que identificasse que aquele KIT era o lançado oficialmente no Brasil pela SYNERGEX. Não há qualquer tipo de folheto, tradução do manual para o português e muito menos algum brinde dentro da caixa. Fica claro que o trabalho da SYNERGEX foi de apenas importar o KIT e vendê-lo da mesma maneira que ele chegou, sem fazer qualquer tipo de alteração no KIT. Uma pena, pois pagar o valor que eles cobram, merecíamos no mínimo um capricho maior por parte da empresa. Mas acredito que “estou chorando de barriga cheia”, pois nunca imaginei que um dia pudesse comprar um KIT desses após um lançamento oficial no nosso país.
Instrumentos
A montagem dos instrumentos foi extremamente simples e rápida. Como vocês já devem saber, o KIT é Wireless e já vem com 6 pilhas para serem utilizadas na Bateria (3 pilhas) e na guitarra (3 pilhas). O microfone não necessita de pilhas, pois ele é o único periférico que não é Wireless no KIT, se conectando ao Xbox 360 através da entrada USB. Sinceramente, custaria ter feito o microfone sem fio também? Mas o fio é bastante cumprido e o vocalista da banda terá bastante liberdade para cantar, dançar e pular em suas apresentações. :-)
1) Microfone: É leve e muito bem feito. A captação do som é excelente e a experiência de se cantar em Rock Band é muito melhor que qualquer Karaokê lançado no mercado. Você precisa cantar no tom certo e o jogo simula isso com muita competência. Gostei bastante do que vi e tenho certeza que irei me divertir muito no vocal, já que fiz alguns anos de aula de canto e poderei “desenferrujar” as minhas cordas vocais. :-)
2) Guitarra: Nossa, quando terminei de montar a guitarra, olhei para ela e pensei: “Meu deus, que guitarra bonita. Parece de verdade”. A fidelidade que a Harmonix teve ao criar este “brinquedinho” é de dar inveja as guitarras do concorrente (Guitar Hero). Não vou entrar muito em detalhes, mas saiba que a experiência é muito agradável e divertida, porém confesso que tive maiores dificuldades do que a bateria. Preciso treinar mais para poder aproveitá-la, mas isso não será um “sacrifício” e sim um “prazer”, pois tenho certeza que a linha de aprendizagem não será das maiores devido a qualidade do instrumento.
3) Bateria: Foi o instrumento que mais toquei ontem a noite. Posso dizer de “boca-cheia” que a bateria é o “filé” deste KIT. Apesar de não possuir pratos (Que podem ser adquiridos separadamente), a bateria do RB2 é muito bonita e bem feita. Ela é muito, mas muito melhor que a bateria do Rock Band 1, pois além de ser muito mais resistente, o barulho é mínimo, pois os PADS são revestidos com um material emborrachado que abafa bastante o som das batidas fazendo com que a experiência de se tocar tarde da noite em um apartamento seja possível. Ontem fiquei até às 00:30AM jogando na bateria e tenho certeza que não incomodei nenhum vizinho, pois o barulho das batidas era muito pequeno. Já a minha adaptação ao instrumento me surpreendeu um pouco, pois antes de comprar o KIT fiquei com muito receio de não conseguir tocar absolutamente nada, mas no nível mais fácil (EASY) consegui me divertir bastante e a minha média de notas foi de 98% fazendo 5 estrelas na maioria das músicas que toquei ontem a noite. A sensação é indescritível e se você tem condições financeiras para adquirir este KIT, compre que só a bateria já vale o KIT todo. É fantástica! Uma experiência única!
O jogo
Em termos de jogabilidade, Rock Band é muito parecido com Guitar Hero. A única diferença que percebi é que no Rock Band você precisa acertar o tempo da música com mais precisão, ao contrário do Guitar Hero que permite um certo DELAY. Mas isso não é um problema, pois com pouco treino você se acostuma e começa a tocar com perfeição.
Desde a apresentação, até os diversos modos de jogo, Rock Band 2 se mostra um jogo completo. Se Guitar Hero é bom, Rock Band é perfeito! O Setlist é excelente e a quantidade de músicas é monstruosa. Ontem comecei treinando bastante antes de iniciar o modo carreira. Só depois que peguei uma certa confiança na bateria, comecei a jogar este modo e a sensação foi única. Você literalmente se sente um astro do ROCK, pois se não bastasse a jogabilidade perfeita que simula fielmente a experiência de estar tocando um instrumento de verdade, o jogo possui uma imersão muito legal simulando a carreira de uma banda do início até o auge. Desde os lugares em que você toca, até a possibilidade de se comprar roupas, acessórios, instrumentos, carros, jatinhos, etc, além de convites para se tocar em shows beneficentes, possibilidade de se contratar um agente para agendar shows maiores, tratamento da banda com os fãs, etc.
Gostei muito do jogo, e posso dizer que valeu cada centavo investido nele. A sensação que você tem é de ter em mãos algo infinito, pois são diversas músicas para se tocar, diversos modos, 4 instrumentos (Inclua o baixo aí) diferentes e 4 níveis de dificuldade. Fora a oportunidade de reunir os amigos para fazer aquele som localmente ou através da LIVE.
Recomendo demais este KIT e hoje posso dizer que a minha experiência gamística está totalmente completa, graças ao KIT do Rock Band 2. Não vejo a hora de chegar o final de semana para reunir a galera lá em casa. :-)
Obs.: No post anterior você confere mais fotos!