Todos que procuram ler críticas de filmes já se depararam pelo menos uma vez com uma situação semelhante a essa:
"Putz, assisti este filme por indicação do site ou amigo X e acabei "caindo do cavalo". Que filme horrível. Maldito! Aquele site/cara é doido!"
Isso é extremamente normal e muitas vezes produz situações desagradáveis, tanto para quem indica quanto para quem recebe a indicação e acaba não gostando depois.
Eu me deparo sempre com as duas situações. Tanto no papel de quem indica quanto no papel de quem recebe a indicação.
Tenho muitos amigos que sabem que sou cinéfilo de carteirinha. Adoro filmes e vejo neles a forma mais interessante de se contar uma história. Com o tempo fui aprendendo a analisá-los de uma forma mais criteriosa, me atentando aos aspectos técnicos porém jamais deixando de lado o principal aspecto na minha opinião. a divesão.
Ressalto a diversão pois já cansei de assistir filmes que foram "malhados" pela crítica "profissional" e no final acabei gostando. Quer um exemplo? Meu nome é Radio. Este filme foi muito mal nas críticas quando foi lançado, principalmente pela atuação de Cuba Gooding Jr. Na época muitos sites criticaram o filme se apegando aos aspectos técnicos, porém resolvi dar uma chance à ele e me deparei com um filme extremamente sensível e com uma história realmente tocante.
Da mesma forma já me decepcionei com filmes após ter lido excelentes críticas. Citando um exemplo: Encontros e Desencontros de Sophia Coppola. Nossa, como eu odiei aquele filme. Não consegui me identificar com a história e não achei nela um atrativo sequer.
Muitos críticos profissionais se esquecem do principal objetivo da sétima arte que é entreter. Alguns chegam a ser chatos nas suas críticas, falando mais da fotografia ou figurino do filme do que a história em si. Quer um exemplo? Experimente ler a crítica de "Inimigos Públicos" do Omelete. Quase 90% da crítica foca no aspecto técnico do filme. OK, eu sei que é importante o filme ser bem feito, com um figurino interessante e uma fotografia bacana que ajude o filme a contar a história, mas faça-me o favor, o que o público em geral mais se preocupa é com o "sentimento", ou seja, com a sensação que o filme deixa após o seu término.
Se for um Drama, o importante neste caso é fazer com que o público se identifique/emocione com a história ou leve ao espectador a pensar na história abordada pelo filme. Se for um romance, fazer com que o público se identifique com os personagens e com sua história de amor, fazendo uma analogia à sua própria história ou com a história de alguém mais próximo. Se for um filme de Ação, fazer com que os "machos" terminem de assisti-lo soltando aquela frase: "PQP, que filme F%#$$. Muito show! Vários efeitos, sangue, perseguições, tiros, etc. Isso sim é filme de ação!".
É por isso que sempre que resolvo fazer uma crítica, procuro me atentar aos aspectos técnicos do filme, mas jamais deixo de lado o fator diversão que o filme passa. Se eu terminei de assistir o filme com um sorriso no rosto, certamente irei elogiá-lo. Dane-se se o ator X ou Y é ruim e não conseguiu fazer um bom papel, o mais importante é você gostar do filme em si.
Não sou profissional e não tenho nenhuma pretensão de ser, apenas procuro me atentar a estes detalhes devido a diversas "pancadas" que levei nos últimos tempos. Você nunca deve indicar um bom filme com a certeza de que a outra pessoa irá gostar dele tanto quanto você.
Indicar um filme é algo extremamente pessoal. Eu posso gostar, mas isso não quer dizer que a outra pessoa irá também.
Recentemente aconteceu um caso interessante. No dia seguinte após ter assistido Apenas uma Vez, resolvi indicá-lo a um amigo meu, pois ele queria saber se havia algum bom filme de romance lançado há pouco tempo. Não hesitei e disse: "Assista este filme. É um filme extremamente simples, com uma história realista e uma trilha sonora magnífica. Fora a química dos personagens principais que é fantástica. Recomendo". Ele se empolgou e passou na locadora no mesmo dia. No dia seguinte, a surpresa. O cara falou um monte, disse que tinha achado o filme "uma bosta", que o filme era terrível e que a namorada dele tinha odiado.
Motivo? Não gostaram do final. Não vou falar o final do filme para não estragar a surpresa, mas saibam que o final não é nem um pouco clichê, ou seja, não é como muitos filmes por aí que são feitos apenas para que o casal que está assistindo saia do cinema com um sorriso no rosto dizendo: "AH, que lindo. Eles viveram felizes para sempre. Que fofo". O final do filme é o mais realista possível e tem tudo a ver com a história dos personagens. Muitas pessoas se acostumam tanto ao fato de esperar somente um tipo de final, que quando se deparam com um filme com um final diferente, já taxam o filme de lixo ou "a pior coisa que já assistiram nos últimos tempos".
Portanto amigos leitores, antes de seguir uma crítica de filme, procurem se atentar principalmente ao tema em si e analisar se aquele filme é do estilo que você gosta realmente. Independente se estiverem falando bem ou mal, o que realmente importa é a sua opinião, não é verdade? Afinal, o melhor crítico de cinema é você mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário