sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Games - FIFA 10 e PES 2010 - Teste da DEMO


Ontem quando cheguei em casa já fui logo colocando para baixar duas das DEMOS mais esperadas por mim nos últimos meses. FIFA 10 e PES 2010.

Sempre gostei de futebol e FIFA 09 foi disparado o jogo que eu mais joguei nos últimos meses.

Toda esta expectativa foi devido ao fato de poder testar a versão nova (FIFA 10) do melhor jogo de futebol da atualidade (FIFA 09) e comprovar realmente se as promessas da KONAMI quanto a melhoria da série PES se concretizaram na 10ª edição.

Após jogar várias partidas de cada jogo, cheguei a seguinte conclusão:

"Sabe qual será o meu próximo jogo de futebol? Nenhum dos dois. Continuarei no FIFA 09"

É triste ter que dizer isso, mas a decepção que eu tive com os dois jogos foi grande.

Primeiro vamos dividir a análise por partes. Começando pelo jogo da KONAMI.

Pro Evolution Soccer 2010 (DEMO)

Realmente houve uma melhoria com relação a versão anterior. Os gráficos estão melhores, a jogabilidade está um pouco mais cadenciada, os chutes de fora da área melhoraram bastante, a rede dos gols está muito bonita, etc. Mas nem tudo são flores na nova edição de PES. Duas coisas me incomodaram muito. Vamos começar pelo SOM. Eu achei horrível. A torcida fica fazendo um barulho ridículo o tempo todo e não ouvi um grito sequer do nome das equipes. Fica só com aquele maldito barulho o tempo inteiro como se fosse um "zunido", fazendo com que você pense por várias vezes em diminuir o som da torcida.

Agora o ponto mais importante, a jogabilidade. Ao contrário do que prometia a KONAMI, Pro Evolution Soccer continua com a jogabilidade medíocre para os padrões atuais. Apesar do jogo estar mais cadenciado, é extremamente irritante ver que os jogadores continuam correndo como se estivessem fazendo marcha atlética. Pior ainda quando você está sem a bola nos pés, marcar o adversário é algo extremamente ruim, pois não são raras as vezes em que você vai tirar a bola do adversário e irá perdê-la logo em seguida por causa da falta de IA dos seus companheiros de equipe que não abrem para receber a bola, ficam todos parados perto de você como se fossem um bando de doente mental. É uma tremenda confusão, parecendo mais uma pelada de futebol de sabão do que um jogo real, um verdadeiro "salseiro" no campo de defesa.

A sensação que se tem ao jogar PES 2010 é de estar jogando um futebol totalmente arcade, ou seja, que preza mais pela diversão (Ou irritação as vezes) do que pela simulação do esporte mais famoso do planeta.

Mesmo com estes defeitos, confesso que a KONAMI melhorou a série nesta nova versão, mas ainda está longe de alcançar o topo, principalmente se compararmos com o rival FIFA. E mais um detalhe, o ponto mais importante não pôde ser testado na DEMO: O Multiplayer. Infelizmente só saberemos se a KONAMI irá corrigir as diversas falhas apresentadas nos jogos anteriores com a versão completa em mãos. É esperar para ver.

Nota: 8,5

Agora vamos a análise do jogo que prometia arrebentar de vez.

FIFA 10 (DEMO)

Gostaria de resumir a análise desta DEMO com a seguinte palavra: "Broxante". Foi exatamente esta sensação que eu tive depois de jogar várias partidas de FIFA 10. Mas vamos aos detalhes.

Primeiramente os gráficos. Eu não acreditei no que estava vendo, FIFA 10 tem os gráficos exatamente iguais a versão interior, porém em alguns casos você nota que está mais fraco ainda, como por exemplo na Arena. Repare na definição do atleta que ridículo. Mas no geral, está identico a versão 09 e acredito que a versão FULL irá corrigir estes pequenos detalhes.

O Som continua excelente. A torcida grita o tempo inteiro o nome do time, gritos de guerra, etc. Não tenho do que reclamar aqui, a série continua mantendo a qualidade neste quesito.

Outra coisa que me agradou foi pequenos detalhes como cobrança de falta rápida em tempo real, cartões amarelo por reclamação (Achei genial), movimentação do juiz durante a partida (Quando ele está perto do lance ele desvia da bola para não atrapalhar o jogo), os chutes de fora da área e mais alguns pequenos detalhes que você vai percebendo com o tempo.

Mas você deve estar se perguntando: "Pô SAM, você só elogiou a DEMO, por que você disse que não gostou do jogo no início da análise?"

Pois é meus amigos, eu respondo. Por causa da maldita jogabilidade Winning Eleven que a EA resolveu adotar nesta nova versão.

Quem jogou FIFA 09 sabe o primor que era a jogabilidade da série. Eles chegaram quase a perfeição com uma jogabilidade mais cadenciada, onde você tinha que pensar antes de tocar a bola, tendo tempo para analisar a posição dos companheiros, abrir espaço a todo momento pois caso contrário dificilmente você conseguia avançar, etc. A jogabilidade de FIFA 09 era perfeita na minha opinião. Quando eu comecei a jogar FIFA 10 foi uma decepção. O jogo está muito mais rápido, parecendo muito com Winning Eleven. Aquela sensação de simulação que você tinha antes se perdeu totalmente aqui. Lógico que não é aquela correria de Winning Eleven 08 do PS2, mas o jogo está muito mais rápido, fazendo com que você não consiga avançar com calma, tendo que se desfazer da bola mais rápido do que deveria. Além disso para dar os passes, não é mais necessário segurar o botão para medir a força que você aplicará no toque. É só apertar o botão que o jogador toca para o jogador que estiver mais perto, ou melhor, nem sempre pois de vez em quando seu jogador insiste em tocar onde você não queria.

A marcação está complicada também, pois nitidamente os zagueiros levam grande vantagem contra os atacantes, pois várias vezes entrei na área para marcar o gol e fui literalmente empurrado e perdi a bola na hora H. Se fosse na vida real seria uma falta escandalosa, mas não em FIFA 10.

Muito se falou também na mobilidade em 360º dos jogadores. Querem saber? Não notei diferença alguma. Tá certo que eles estão mais ágeis, mas quando lí este relato pensei que isso iria alterar um dos principais problemas da série, a dificuldade em aplicar os dribles. Mas não, está exatamente igual a versão anterior.

Sei que é apenas uma versão demonstrativa do jogo e que geralmente a versão FULL é melhor acabada, mas não pude deixar de me decepcionar com o que joguei ontem a noite.

Agora é aguardar para ver se a versão FULL diminui um pouco a velocidade do jogo, fazendo com que a série volte a ser reconhecida com uma obra-prima da simulação. Eu duvido muito, mas toda a esperança é valida, principalmente quando me lembro que não tinha gostado da DEMO de FIFA 09 e depois de ter adquirido a versão FULL, o jogo acabou sendo o mais jogado por mim nos últimos meses.

Nota: 8

Finalizando o POST:

- Entre FIFA 10 e PES 2010, qual é o melhor?
Resposta: FIFA 10 com certeza.

- Prefiro PES do que FIFA, devo comprar PES 2010
Resposta: Não precisa nem pensar, compra que se você gostou da versão anterior, vai adorar a nova. Melhorou muito.

- Já tenho FIFA 09, devo comprar um dos novos jogos?
Resposta: Não. Recomendo PES 2010 só se você quiser "respirar novos ares". FIFA 09 ainda detém o título de melhor jogo de futebol de todos os tempos na minha opinião, porém aguarde a versão FULL de FIFA 10, pois quem sabe eles diminuem um pouco a velocidade da jogabilidade e voltem com aquele jogo mais cadenciado da versão anterior.

EDIT (21.09.2009): Depois de passar o final de semana inteiro jogando as versões DEMO de FIFA 10 e PES2010, mudei de opinião.
Apesar de "torcer o nariz" para o aumento da velocidade na jogabilidade do FIFA nesta nova versão, confesso que após jogar algumas horas, me acostumei com o jogo e consegui perceber as melhorias nesta nova versão, principalmente na movimentação dos jogadores e física aplicada no jogo. Está muito fiel a um jogo real. O jogo está magnífico e creio que será mais divertido ainda jogá-lo na LIVE.
Este será meu próximo jogo de futebol para o Xbox 360.
Já o PES2010, coitado! Ao contrário do FIFA, depois de jogar diversas vezes, acabei vendo que o jogo continua com os mesmos defeitos das versões anteriores. Movimentação robótica, gols previsíveis, IA dos jogadores lamentável, etc. Fraco demais!

3 comentários:

Quinante disse...

Grande Sam!!!

Excelente análise dos demos. Confesso que estava muito preocupado com o Fifa 2010, pois se ele fosse uma evolução grande eu ficaria com o meu Fifa 2009 parado. Como recebi meu game só a três meses, graças à eStarland e à alfândega, ainda quero jogar muito ele.

Aproveitando, quando tiver tempo, por favor, envie uma mensagem explicando como baixo as atualizações da liga que cadastrei com o número que vem no game. Sempre que coloco para atualizar diz que já tenho a última versão, mas a lista de jogadores do Real Madrid, por exemplo, não tem as novas estrelas :(

Abração.

maciotas (Sam) disse...

Fala Quinante,

Pois é meu amigo, o maior problema de ficar com o FIFA 09 é que a atualização de jogadores não é feita automaticamente (Somente manualmente).

O Adidas Live Season só atualiza os atributos dos jogadores baseado no desempenho de cada um na vida real. Infelizmente a EA parou de atualizar, justamente devido ao lançamento do FIFA 10 estar próximo.

E neste final de semana, só joguei FIFA 10 e por incrível que pareça, consegui me acostumar com aquela jogabilidade mais rápida e já decidi comprar a nova versão. Apesar de não ter tantas melhorias assim, creio que vale a pena justamente por causa da atualização dos times e alguns elementos sutís na jogabilidade. Fora que a diversão de buscar conquistas no FIFA vai voltar. Adorava ficar abrindo as conquistas do FIFA 09, só não fiz as mais difíceis por não ter "saco" mesmo!

Abração.

Anônimo disse...

olha jogo os dois! tanto o pes 2009 quanto o fifa 2009.
quer saber a verdade!? meu se vc quer se divertir joga o pes! podem falar mau ou bem mas se vc reunir uma galera para brincar um fut virtual e pes não adianta! o fifa tem tudo ao seu favor jogabilidade, inteligencia, e os cambal a 4 rsrsrsrs mas não tem o mais importante que eu acho que tem que ter em um video game DIVERSÃO!!!!!! daqui a pouco vai ficar tão chato jogar video game tão real que eu vou estudar ao invés de jogar!